cat

1. MAIS AMOR, POR FAVOR!

Por que você quer ter um blog?
( ) ganhar brindes
( ) receber livros de graça
( ) ganhar dinheiro
( ) ficar famosa
( ) todo mundo tem e eu também quero ter
( ) todas as alternativas acima
Se você marcou uma ou mais opções da lista, por favor, se retire da blogosfera. O único motivo pelo qual você deve ter um blog é: gostar de ter um blog. O blog tem que ser feito em primeiro lugar para você. Fale sobre coisas que você gosta e que você gostaria de ver/ler em outro canal.
Fazendo o blog porque você ama isso é mais fácil de conseguir leitores, parceiros e ter seu trabalho reconhecido.
Sem pressa, sem estresse. É para você, ok?

2. GENTILEZA GERA GENTILEZA

Nesses quase 15 anos de blogueira muita coisa mudou, mas a melhor técnica de conseguir leitores e seguidores é visitando o blog do amiguinho e deixando um comentário.
Sem aquela palhaçada de “comenta no meu que eu comento no seu?”. Visite outros blogs, conheça novos blogueiros, quando gostar de uma postagem, vai lá comenta e espere o amiguinho voltar e retribuir o seu comentário. Sem ficar pedindo para a pessoa entrar no seu blog. Deixe ela livre para entrar e comentar quando ela quiser.
E se você recebeu visita e comentário, vai lá no blog do amiguinho retribuir. Simples assim.

3. FORGET ABOUT THE PRICE TAG!

Esqueça números de curtidas, comentários, visitas, seguidores, Adsense, quantidade de parceiros… Sem estresse e sem paranoia. A vida já é estressante demais fora da internet para você levar o seu blog a esse nível de tensão.
Acho que a maioria das pessoas que têm blog também têm outra ocupação (trabalho, estudo, família…) e essas ocupações com certeza demandam uma seriedade e um comprometimento maior. Se você está surtando com o seu blog por causa de números então é hora de parar e reanalisar sua vida.
Blogar tem que ser algo prazeroso acima de tudo.

4. BELEZA É FUNDAMENTAL (MAS NÃO PÕE MESA)

Qual a primeira coisa que a pessoa faz ao entrar no seu blog? Ver o layout! Então capriche no design. Não precisa ser nada muito elaborado ou caro, só mantenha as páginas e categorias bem organizadas, fontes e cores de fácil leitura e uma página mais leve de carregar.
Mas se você quer garantir que o leitor volte mais vezes é preciso ter um bom conteúdo. Capriche nas postagens, na escolha das imagens, na forma como você escreve.
Evite erros de português e tente escrever de forma clara e coesa.

5. CLIENTE EM PRIMEIRO LUGAR

O leitor do seu blog é como se fosse um cliente. Se ele falar que não gostou de uma coisa dê ouvidos a ele. Pode ser uma dica boa que ele esteja te dando. Aceite críticas bem colocadas.
O leitor visita seu blog porque tem uma empatia com você e quer acompanhar o seu conteúdo. Valorize ele.

6. SOCIALIZE

Use as redes sociais para divulgar seus blogs e interagir com os leitores. Quando eu comecei a blogar não existia isso de rede social, a gente interagir apenas por meio de comentários, então aproveite a variedade de redes sociais para fazer novos amigos e interagir com seus leitores.
phone

7. NO COPYCAT!

Internet não é terra de ninguém. Se você usar algo que não é seu dê os devidos créditos e pergunte ao autor se você pode usar. Não saia por aí copiando tudo o que vê pela frente achando que nada vai acontecer contra você. Você pode sim ser processado por plágio se usar o trabalho de outra pessoa. Então respeite o trabalho do próximo. Fora as sanções legais, o Google também pune o plagiador, então tente produzir um conteúdo autêntico e de sua autoria, mesmo que você não poste todo dia, mas quando postar faça algo de qualidade.

Esse post foi um oferecimento Rotaroots, um grupo de blogueiros com propósito mais old school e voltado para conteúdo de qualidade. Conheça o grupo no Facebook e o site.

Imagens: aqui e aqui