Bibliotecas pelo mundo: Biblioteca Britânica

A Biblioteca Britânica (British Library em inglês) é a Biblioteca Nacional do Reino Unido, uma das maiores do mundo. Atualmente, o seu acervo possui aproximadamente 150 milhões de itens e a cada ano incorporam-se à coleção cerca de três milhões de itens novos (12km de prateleiras por ano!).
British Library
Resolvi fazer um post sobre essa biblioteca, pois o Reino Unido é um dos países que eu mais me interesso pela cultura e pesquisar sobre as bibliotecas de lá me deixou bem animada.
A Biblioteca de Londres possui alguns dos livros mais raros da humanidade, como as primeiras edições impressas da Bíblia, cadernos de anotações de Leonardo da Vinci e o primeiro livro impresso com data, o Sutra de Diamante.
British Library
O espaço para a leitura na Biblioteca possui capacidade para mil e duzentos leitores.
A Biblioteca disponibiliza informações para estudantes, pesquisadores de ciências específicas e para executivos no Reino Unido e ao redor do mundo. É possível acessar ter acesso às raridades da biblioteca online, por meio do site oficial. O conteúdo é em inglês, mas nada que um tradutor não ajude a quem não é fluente no idioma.
British Library
A galeria online contém mapas históricos, livros virtuais com a possibilidade de virar as páginas, exposições, etc.
Entre as coleções especiais da Biblioteca Britânica, constam o caderno de anotações de Leonardo da Vinci, material de 300 a.C. aos jornais atuais, a Carta Magna, a gravação do discurso experimental de Nelson Mandela, cerca de 50 milhões de patentes, 310 mil volumes de manuscritos, de Jane Austen a James Joyce, de Händel aos Beatles, mais de 260 mil títulos de jornais e mais de quatro milhões de mapas.
British Library
Apesar de ter uma das coleções mais ricas do mundo, a British Library, é bem jovem. Apenas em 1971 surgiu a idéia de reunir em um único prédio os acervos de diversas instituições do país, entre elas o Departamento de Livros Impressos do Museu Britânico, fundado em 1753. Em 1974, um terreno no norte de Londres foi escolhido para abrigar a British Library, mas o projeto só saiu do papel em 1984 e sua construção se prolongou por mais de uma década, sendo inaugurada em 1998 pela rainha Elizabeth II.
British Library

Fontes: Wikipédia; Guia do Estudante

Veja também

5 Comentários

  1. Oi Poly, tudo bem flor?
    Eu fiquei simplesmente apaixonada por essa biblioteca!!! Eu , assim como você, tenho um amor enorme pelo país e sua cultura, além de ser apaixonada por sua literatura, e acredito que assim que consegui realizar meu sonho conhecer o país, com certeza a biblioteca Nacional será um de meus primeiros destinos.
    Abraços
    Amanda Almeida

  2. Oi, Poly! Como vai? Não conhecia a biblioteca, mas fiquei encantada. Queria ir ao Reino Unido agora, rs. Fiquei impressionada com a quantidade de itens que tem o acervo, não é atoa que é um das maiores. O que me deixou muito curiosa foi quanto as anotações de Da Vinci. Queria poder ver. :/

    Beijos!

  3. Uau Poly,esse é daquele tipo de biblioteca dos sonhos pra quem é apaixonado por livros e acredito que história também. Se um dia for para Inglaterra com certeza irei visitar lá,deve ser o máximo,enorme e bem atrativa. Fiquei realmente curiosa para conhecê-la.
    Bjs,
    Carol L.

  4. Nossa! :O Não conhecia essa biblioteca apesar de também adorar UK e tudo e todos da Inglaterra.

    Acho que eu ficaria louco com esse tanto de livros próximos a mim. Aqui em casa quando compro livros novos eu já fico pulando sobre a cama comemorando. Hahahaha!

    Adorei o post e a tag “bibliotecas pelo mundo”. Já quero mais posts. :-)

    Bjs!