Centro Histórico de Vitória

Ontem eu fiz um pequeno tour pelo Centro da cidade com a Fernanda, que é amiga da Alana e veio de Curitiba p/ um congresso de ambiental. Conheci a menina por MSN semana passada e ontem já éramos amigas de infância ^_^ Mas foi legal o dia.

Eu saí do cursinho, almoçamos no shopping e de lá fomos na Rede Gazeta p/ eu pegar os livros que ganhei numa promoção (vide fim do post). Aí fui levá-la p/ dar uma volta pelo Centro de Vitória. Descemos na Praça Costa Pereira, mostrei o Teatro Carlos Gomes por fora (mas deveríamos ter entrado, estava aberto a visitações), aí subimos a escadaria da Catedral e como a porta estava aberta, entramos e nos sentamos. Uns cinco minutos depois, entrou um grupo com um monte de crianças e uma monitora ficou explicando como a igreja foi construída, a colocação dos vitrais, o artista que fez o trabalho… Eu morro de medo de igrejas góticas e além de passar perto de uma, eu ainda entrei e fiquei um tempo dentro do templo e olha que eu sempre virava a cara e ignorava o fato de ter uma igreja gótica, no centro da cidade quando passava por ela. Ou melhor, no caso, a Catedral Metropolitana de Vitória não é totalmente gótica, ela é eclética, com várias combinações arquitetônicas, mesmo assim me dá medo u.u

Centro Histórico - Catedral de Vitória
Altar
Vitrais

Depois fomos ao Palácio Anchieta p/ ver a Exposição do Einstein. Aí nos encaminharam p/ uma visita completa pelo Palácio, conhecer um pouquinho da história da construção do Palácio e do crescimento da cidade de Vitória e do ES (no fim nem vimos a exposição do Einstein, só o palácio msm).

Centro Histórico - Palácio Anchieta
Vista de fora do Palácio Anchieta
Fonte batismal no formato de trompas (ficava dentro da igreja que ajudou a formar o Palácio)
Centro Histórico - Porto de Vitória
A linha azul mostra onde terminava a ilha e começava o mar.
Centro Histórico - Palácio Anchieta
Padre José de Anchieta
Todos os governadores

Mas só depois de chegarmos no Palácio foi que descobrimos que tem uma visita guiada pelos lugares históricos do Centro, vai nas igrejas e tals e é tudo de graça. Muito bacana mesmo. Se alguém quiser fazer um programa diferente fica aí a sugestão.

Para encerrar o dia, demos um pulinho no Parque Moscoso. Aí eu coloquei ela no ônibus de volta p/ hotel e corri p/ casa p/ ficar com meu filhinho peludo que está doentinho T_T

Sobre os livros, eu participei de uma promoção no Blog da Revista A Gazeta, aí fui lá na Redação pegar ontem ^_^
Os livros são esses aqui: