polypop_ratatouille_1
Me inspirei a escrever este post depois de ver a Tefa fazendo um FAQ sobre Gastronomia. Mas é incrível, é só eu falar que estudo Gastronomia que as pessoas surgem com as mesmas dúvidas e eu tenho que responder over and over again. Até já decorei algumas respostas e falo no automático, por que neah?!
Não ligo de responder, mas se você sempre quis me perguntas essas coisas e ainda não teve a oportunidade, aqui estão as suas respostas. :D
Se quiserem fazer mais perguntas, responderei numa boa e se você também sonha em estudar Gastronomia se prepare para ouvir estas e outras indagações.

Gastronomia é um curso que eu quero fazer.

Você gosta de cozinhar? Se a resposta for afirmativa esta é a primeira boa razão para você estudar Gastronomia, mas não é necessário apenas isto. Muita gente gosta de cozinhar e quer se aprofundar nas artes culinárias, mas a pergunta que você deve se fazer é: você quer transformar seu gosto pela cozinha em profissão ou só quer fazer por hobby?
Se você cozinhar apenas como hobby eu aconselho a fazer cursos no Senac ou em outras escolas, participar de workshops e assistir palestras da área, coisas de curta duração que irão aumentar o seu conhecimento, mas sem o comprometimento de uma faculdade.
Você tá ligado que uma faculdade de Gastronomia é uma faculdade como outra qualquer né? Tem avaliações e precisa estudar para passar no final do semestre.
Então coloque no papel e pense como você quer que a Gastronomia entre na sua vida.

Como são as aulas?

Temos dois tipos de aulas: teóricas e práticas. As aulas teóricas são em salas de aula, com caneta e papel na mão e professor explicando a matéria no quadro. Tem que ler, estudar, fazer prova e apresentar trabalho.
As aulas práticas são na cozinha. O professor explica a receita, os ingredientes, orienta a apresentação e a gente elabora os pratos. Nas aulas práticas geralmente trabalhamos em grupo e as provas práticas são mais ou menos no mesmo estilo das aulas.
E se prepare: você vai cortar as unhas, tirar o esmalte, morrer de calor e lavar muita louça (e vai amar fazer isso tudo).

polypop_ratatouill_2

Você vai cozinhar?

Claro que eu estou fazendo Gastronomia porque eu amo cozinhar, mas não necessariamente eu posso tomar isso como profissão (vide resposta abaixo).

Você vai ser chef?

Ninguém sai de uma faculdade de Gastronomia como Chef, do mesmo modo que ninguém se forma em Direito já com a OAB nas mãos. São etapas da carreira profissional.
Quem faz Gastronomia se torna um gastrônomo. Um gastrônomo pode planejar e preparar cardápios em restaurantes, bares e bufês, prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, vistoriar cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas, criar e preparar pratos usando alimentos fornecidos por determinada indústria e administrar todo o funcionamento do restaurante.
Então eu posso ser qualquer uma dessas coisas acima. Chef nada mais é do que um cozinheiro renomado e reconhecido como tal. Eu não vou me formar em chef, mas posso me tornar uma, se eu trabalhar para isso.

Tem que comprar muita coisa?

Na minha faculdade só podemos fazer as aulas práticas com uniforme completo que é composto por calça pé de pule (xadrez), dólmã (uma espécie de jaleco), avental, toque (touca na cabeça), avental e sapatos antiderrapante (estilo Crocs).
Além do uniforme precisamos de facas e alguns utensílios de cozinha como colher de polipropileno, fouet (batedor de ovos), mangas e bico de confeitar, descascador de legumes, entre outros. No início do curso o gasto é bem considerável, mas todas as coisas que comprei vou usar por bastante tempo, mesmo que eu não use na cozinha após terminar a faculdade, posso usar em casa. Então é um bom investimento.

Vocês comem muito?

Sim! Nas aulas da minha faculdade meu grupo sempre comeu bastante. Depois de apresentar o prato sempre dava para gente fazer um prato razoável de comida e jantar bem.

Pode levar comida para casa?

De acordo com as regras da vigilância sanitária não podemos levar comida para casa, não só na faculdade, mas como em qualquer outra cozinha. Mããããs alunos (e brasileiros) gostam de quebrar algumas regras e já “traficamos” comida para fora da cozinha e levamos para casa.
Só quem já trabalhou em restaurante (ou estudou gastronomia) sabe como é viver perigosamente levando quentinha para casa.

O que você mais gosta de cozinhar?

Confeitaria é minha queridinha do coração, então qualquer coisa relacionada a isso eu vou gostar, mas aprendi a gostar da cozinha quente (pratos salgados) também. Em cozinha quente minha matéria preferida até hoje foi Cozinha Nacional.

polypop_ratatouille_3

Se você tem outras dúvidas sobre o curso é só perguntar aí embaixo nos comentários que eu terei o maior prazer em responder ^_^

Imagens: aqui, aqui e aqui