Como estudar inglês sozinha

No início do ano, quis melhorar minhas habilidades na língua da rainha e comecei a pesquisar como estudar inglês sozinha. Eu estudei inglês minha adolescência toda e sei além do básico, compreendo bem textos, consigo assistir séries e filmes sem legenda e me viro bem com meus conhecimentos, mas precisava praticar mais.

Estava sentindo que estava ficando enferrujada, então decidi recomeçar a estudar. A melhor opção seria um professor particular ou um curso de conversação.

Também vi aplicativos de estudo, como Cambly e ABA e gostei muito da proposta. O Cambly são aulas com base na conversação professores nativos. O ABA também tem aulas com professores nativos, mas possui conteúdo premium (para assinantes) e gratuito. A parte gratuita você consegue assistir a vídeos-aula, assinando o app, você tem acesso a lições, avaliações e direito a certificados.

Mas também os app pagos também não eram uma opção para o meu bolso, então fui sozinha procurar meu próprio conteúdo para estudar. É fácil separar o material? Não. Precisa de disciplina? Sim.

Mas como eu sou uma alma muito boa e caridosa, separei algumas dicas e links que estou usando e gostando muito.

Dica #1

Saiba qual é o seu nível de inglês. Existem vários sites que fazem isso gratuitamente, eu fiz o meu pelo ABA.

Você vai precisar saber seu nível para filtrar seu material de estudos. O meu é B2.

Dica #2

Separe 2h por dia de estudos. Quando eu fazia cursinho eram 3h de aula por semana. Com 2h diárias de dedicação dá para aprender até mais que no cursinho.

Dica #3

Tenha um cronograma de estudos. O meu tem estudos de segunda a sábado e domingo é o dia que eu tiro para separar material de estudos para a semana.

Meu calendário é:

  • Segunda-feira: Reading
  • Terça-feira: Listening
  • Quarta-feira: Listening + Speaking
  • Quinta-feira: Grammar
  • Sexta-feira: Writing
  • Sábado: Filme
  • Domingo: Separar material de estudos

Depois que eu comecei a estudar, eu percebi que seria melhor começar a semana com o Grammar e basear o resto das lições na gramática da semana. Enfim… depois de um mês estudando se eu mudar agora vai complicar minha cabeça. Mas fica a dica.

Dica #4 – Reading

Eu acho o reading a habilidade mais fácil de ser praticada porque é muito fácil encontrar qualquer coisa escrita em inglês. Mas eu comecei a praticar com o site English News In Levels. São as notícias da semana de forma resumida para a compreensão em 3 níveis: 1, 2 ou 3. Por este site meu nível é o 3.

Outra dica, é ler este site completo que além de praticar o reading você ainda pega dicas de como estudar.

Outro site interessante é o VOA Learning English. É bem completo e não tem apenas as notícias para ler, mas também áudios e lições.

Você também pode entrar em qualquer site de notícias como BBC, CNN, New York Times e ler alguns artigos.

Se quiser algo mais informal e divertido, procure fanfics em inglês. Nem todo mundo escreve corretamente, mas é um conteúdo divertido.

Dica #5 – Listening

Como eu escuto muita música em inglês eu também acho bem fácil de praticar. Eu comecei a estudar com as músicas mesmo, pegava uma música que eu não tinha ouvido ainda e ouvia no repeat até conseguir entender. Mas confesso que não é uma forma muito eficaz, apesar de ser divertida.

Nas minhas buscas eu encontrei este site (Interlink Language Centers) maravilhoso de spelling practice com muitos testes para fazer.

Mas o que eu estou usando é o site do Bristish Council. Eu estou muito apaixonada por ele. Além de praticar listening, também dá para praticar reading, writing e speaking. É um poço de diversão para quem quer estudar.

Quem quiser mais modernidade, há app para smartphone e tablet. Eu uso mais o app no iPad porque fico com preguiça de ligar o notebook.

Os áudios possuem transcrição e exercícios de compreensão com correção online.

Outro app que uso muito é o da BBC Learning English. Uso um para complementar o outro.

Dica #6 – Speaking

Como estudar inglês sozinha e conversar? Parece estranho, mas é possível. A solução mais fácil é falar sozinha. Pode parecer coisa de louco, mas funciona. Ouvir os áudios dos listening e depois ler em voz alta é bem interessante.

Se isso parece estranho, tem o app IELTSpeaking. Achei na Apple Store, mas deve ter para Android também. É um treino para o teste do IELTS, o app te faz perguntas e você responde. Suas respostas ficam gravadas e você ouve sua voz.

Se ainda parece estranho, arruma um amigo online e converse com ele. Eu uso os app HelloTalk e Tandem.

Dica #7 – Grammar

Eu comecei a estudar gramática pelo Grammar In Levels. A vantagem é que tem o livro de O Pequeno Príncipe em áudio ao final de cada lição gramatical, mas o conteúdo deixa a desejar.

Eu complemento com o British Council e pego exercícios no English Grammar. Aliás, o English Grammar foi o segundo (British Council foi o primeiro) melhor achado da minha vida estudando sozinha. Tem MUITOS exercícios online e conteúdo para baixar.

Dica #8 – Writing

Também não é difícil de treinar porque basicamente tudo o que você precisa fazer é escrever.

Aí vale desde legenda em foto no Instagram, conversar com as pessoas pelo Tandem e HelloTalk, fazer post no blog, escrever fanfics…

Mas eu tenho muita dificuldade em escrever sem uma temática. E toda semana escrever um artigo de umas 15 linhas com um tema aleatório é complicado. Foi aí que eu achei a parte teen do site do British Council.

Como é voltado para adolescentes, os temas para escrever são bem interessantes (blog, artigo de revista, e-mail formal e informarl). Antes de cada lição ainda tem uma compreensão e dicas de como escrever.

Dica #9

Consuma o máximo possível de conteúdo em inglês. Músicas, filmes, séries, vlogs, blogs, jornais, etc.

Eu estou assistindo a filmes e séries em inglês com legendas em inglês. Meu objetivo atual é compreender o máximo possível das coisas. Com a legenda eu vejo como se escreve algumas palavras e acho que aprendo mais com isso.

Dica #10

Todos os sites que eu uso:

Espero que tenham gostado das dicas, se tiver mais alguma deixa aí nos comentários. E pode ser para aprender qualquer outro idioma estrangeiro também.

Veja também

21 Comentários

    1. Obrigada pela visita.
      Estudar é um processo e a gente também precisa aprender a estudar. Cada um tem seu jeito e suas dicas e vamos incorporando nos nossos métodos e se adaptando.
      Bjuxxxx

  1. Aprender outra língua é algo que a gente não pode parar de fazer nunca, né? Estamos sempre aprendendo, e se a gente para fica bem enferrujadinho e é difícil de voltar. Muito bacana a sua iniciativa de compartilhar suas dias por aqui, muita gente tem vontade de estudar por conta mas fica perdidinho na hora de começar. Esse é um bom guia :)

    1. Eu fiquei quase uma semana me organizando, o mais difícil foi saber como começar, encontrar material depois o Google ajuda. Então escrevi o post com o passo-a-passo que fiz até chegar onde estou.

  2. Meu inglês é o básico do básico, mas um dia ainda pretendo aprender muito mais. Na verdade, eu vivo “treinando”, seja lendo letras de músicas, falando sozinha… eu até consigo entender bem várias coisas, mas na hora de falar, socorro haha!
    O post ficou ótimo. Todas as dicas são ótimas e válidas <3

    1. Falar em inglês sozinha e ouvir músicas e assistir séries e filmes em inglês é ótimo para acostumar o ouvido e não enferrujar de vez.
      Conversar com outras pessoas geralmente faz a gente travar mesmo, mas é só prática

  3. Eu amo blogs que dão dicas de como aprender inglês sozinha , comecei a praticar pelo Duolingo , mas eu parei. Esse ano vou me dedicar mais aos estudos, tem inglês , mas não de forma que se fixe como conteúdo pra mim estudar. Mas eu acho que é melhor acrescentar. Obrigada pelas dicas!!!

    1. Eu tentei francês pelo Duolingo, mas perdi o interesse, não é o tipo de coisa que eu goste. Sites de jornais tradicionais (como o da BBC) costumam ter bastante conteúdo e coisas que me prendem mais atenção.

  4. Adorei suas dicas! Principalmente a dica 3 com o calendário organizadinho.
    Eu fiz IELTS anos atrás. Estudei que nem louca sozinha lendo gramáticas e livros voltados pro IELTS, assistindo filmes com legenda em inglês, falando com o namorado somente em inglês e pagando 2 professores particulares (um americano e uma inglesa). Eu tinha pouco tempo pra ficar fera e tirar uma nota alta pra poder entrar pra universidade britânica para a qual havia ganhado uma bolsa de um ano através da UFSC. Era super concorrido. Um milagre aconteceu e deu tudo certo. Foi um dos melhores anos de minha vida inteira!!! Falar inglês abre as portas do mundo. Levou tempo pra eu me tornar fluente, mas com mta disciplina e estudos, sou fluente hoje. Eu achava que seria impossível, mas não é. hehe…
    Continue com esta organização maravilhosa. Parabéns! :D
    http://www.paulamusique.com

    1. Eu era C1, mas depois de 10 anos sem praticar quase nada, caí um nível. O início é sempre mais difícil, depois que a gente pega o ritmo acaba dando certo. Eu amo estudar, estou sempre inventando alguma coisa, além das coisas normais. Na época do Ciência Sem Fronteiras era uma loucura no Núcleo de Línguas da UFES (eu fazia francês lá), muitos alunos fazendo o curso + professor particular para fazer o teste. Infelizmente acabou o programa :(

  5. Oi! Tudo bem?
    Eu decidi, ano passado, também me dedicar melhor ao estudo dos idiomas. Durou por um bom tempo, mas não consegui sustentar e hoje em dia já parei – mas os aprendizado da época valem até hoje e sinto que melhorei demais! Salvei o seu post (porque coisas assim a gente não pode perder, não é mesmo), e espero que ele me dê motivação para retomar os estudos.
    Abraços,
    Gislaine | Literalize-se

  6. Oi, tudo bem? É tão bom poder assistir filmes/séries sem legenda ou mesmo comprar livros em inglês e saber que vai conseguir ler tudo até o final. Desde o ano passado voltei a estudar inglês e tenho evoluído bastante. O melhor é praticar todos os dias, ajuda bastante. Vou acessar alguns sites que você indicou. Beijos, Érika =^.^=

  7. Ai, cumadi, seu post me deu aquarela saudadinha de estudar inglês… Eu era muito disciplinada, que nem você, mesmo que na época não tivessem tantas opções quanto agora, mas desde meu TCC que parei. PORÉM farei uma prova de inglês agora no meio do ano e seu post já me serviu total pra pegar dicas pra ela, yey!
    Saudades daqui, aaah!

Deixe o seu comentário! PS: blogueiro, lembre-se de incluir o link do seu blog para eu retribuir a visita. Ok?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.