Conheça Vitória: parte 2

Parte 1
Continuando com minha série de posts, agora do outro lado da cidade, vou mostrar um pouco da Casa de Pedra, que fica em Jacaraípe, Serra.

Casa de Pedra

Buscando encontrar uma solução, em termos de espaço permanente para a exposição de seus trabalhos, Neusso começou, em 1990, a construir aquela que se tornou a “Casa de Pedra”, que é um misto de galeria de arte, templo de paz e contemplação a residência do artista, que ali tem sua oficina de trabalho. Tanto no projeto como na construção Neusso trabalhou sozinho, edificando pedra sobre pedra, a sua obra que levou aproximadamente, dois anos para ser concluída.
Para isso ele usou rochas recolhidas dos arrecifes na praia, próxima e junto aos morros do Balneário de Jacaraípe, onde reside no município da Serra.
Às pedras associou madeira rústica que utilizou para fazer o telhado e os poucos cômodos da casa, que durante muito tempo teve como piso a própria areia do mar que hoje tem artisticamente trabalhado um harmonioso mosaico feito com sobras de azulejo. O resultado foi uma construção que, pela sua originalidade e ambientação, passou a receber um constante e crescente fluxo de pessoas que vem admirar tanto as soluções arquitetônicas como suas originais esculturas e peças ali expostas.
Entre os visitantes se incluem tanto crianças da pré-escola, quanto estudantes universitários das áreas de arquitetura, artes plásticas e pedagogia, com seus respectivos mestres que vem observar o trabalho do artista.
A visitação de até duzentas pessoas por dia é não só representada por pessoas provenientes da Grande Vitória, mas também de vários estados e até mesmo de outros países, o que tornou a “Casa de Pedra” uma atração turística de Jacaraípe, balneário distante 30 minutos de Vitória, a capital do Espírito Santo.
A razão desta freqüência a “Casa de Pedra” se deve muito ao seu ambiente que lembra a atmosfera de um templo sagrado, onde as pessoas se desligam dos problemas do seu dia a dia para comungar a paz e a tranqüilidade, em meio as belas obras; Natureza morta tornada Viva pelas mãos do artista.












Foto “roubada” da prima:

Casa de Pedra
Rua Nossa Sra de Lourdes s/n° – Jacaraípe – Serra – ES

Veja também

12 Comentários

  1. que lindo lugar. adoro visitar esse tipo de lugar que carrega muita história para nós conhecermos. é fantástico.

  2. Agora você falou minha língua Poly! Adoro viajar e conhecer lugares novos!
    Que bacana essa casa de pedra! Até que Jacaraípe não é tão distante de Vitória… e eu nem sabia que era um balneário…
    As fotos ficaram ótimas! Muito legal esse passeio!
    Bjs! ;)

  3. Poly, que belo post fizeste, bacana dar essas informações que as pessoas acabam esquecendo, e desde já estou mais ansiosa para estar indo à Vitória, com certeza esse local será um dos pontos que pretendo visitar!
    Bjs

  4. Nossa, que lugar encantador! As esculturas são lindas e eu amei a 6ª foto *-*
    Gostei muito do dizer na placa… Realmente para falar, que seja algo interessante. Pois senão é bem melhor ficar em silêncio mesmo.

    Bjs,
    Kel
    http://www.itcultura.com

  5. Poly, que casa linda! Se algum dia eu for pra Serra, com certeza farei uma visita. A única coisa que eu não gosto muito são as esculturas hahahah não sei porque, mas eu não me sinto muito bem em um lugar com elas.

    Beijos, Carol

  6. Poly, morro de vontade de conhecer Vitória! O dia que for (se Deus quiser) eu te aviso! rs

    Sobre o post dos Pugs…eles são vida! São tão feinhos que são bonitinhos, vai entender meu amor! kkkk

    Beijocas!!

  7. Poly eu quase fui para Vitória essa semana, mas por causa de um probleminha no serviço não consegui a semana toda de folga, uma pena, e vendo essas fotos, me dá mais vontade ainda de ir aí conhecer esses lugares. ^^
    Valeus pelas fotos.
    Bjosss.