vida-saudavel
Olá! O dia para postar sobre o Desafio #VidaSaudável é domingo, mas eu passei os últimos quatro dias ausente das redes sociais, celular e qualquer tipo de meios de comunicação. Na verdade, eu tive acesso sim, mas depois de muitas horas de atividades teatrais, então tudo o que eu queria era dormir lindamente. Pensei em escrever este post no sábado, mas ficou para hoje mesmo.
Vida Saudável
Bom, o assunto da semana é atividade física. E sim, eu odeio academia, ficar suada, me exercitar e essa história toda de movimentar o corpo. É importante praticar uma atividade física constantemente, mas eu odeio, ok? E sei que muita gente também odeia, então vamos respirar fundo e encarar este post com a mente aberta.
Se você odeia atividade física tanto quanto eu, vem cá, vamos conversar e vou te convencer de que é possível sim sair da vida sedentária.
Quando eu ia aos médicos e eles me perguntavam se eu praticava atividade física minha resposta sempre era “não”. Porque na minha cabeça atividade física era praticar esportes ou frequentar academia e não necessariamente é isso. Eu percebi que eu não tinha uma vida sedentária quando eu comprei um simulador de caminhada e percebi que andar 30 minutos não me deixava cansada. E passei a refletir melhor sobre isso, principalmente depois de ler e ouvir alguns profissionais falando que 30 minutos de atividade física 5 vezes por semana já eram suficientes. E esses 30 minutos podem ser divididos em 3 vezes de 10 minutos.
Isso me deixou animada. Eu praticava sim atividade física, sempre. Eu sempre andei muito à pé, bem mais do que os 30 minutos diários e isso já valia um pouco para me tirar na total inatividade.
Dance
Você é muito sedentário? Então vamos começar de leve. Deixe o carro na garagem e vá à padaria à pé. Saia de casa uns minutos mais cedo e vá pegar o ônibus um ponto antes do seu. Desça no ponto anterior ou após o seu e vá andando de volta para casa. Vai comprar pouca coisa no supermercado? Vá e volte à pé. Coloque 3 músicas favoritas para tocar e dance ao som delas no seu quarto, descoordenadamente, fora do ritmo, mas dance (e faça isso 3 vezes ao dia). Suba e desça pelas escadas, de vez em quando.
Conseguiu fazer isso? Já é o primeiro passo para sair do sedentarismo, agora procure alguma coisa que você goste (ou que pelo menos tolere) e que exercite o seu corpo. Não precisa ir para academia, não precisa comprar tênis de corrida e correr 5km por dia. Pode fazer uma aula de dança, pode fazer uma caminhada na praia ou no parque, sem correr, pode iniciar pilates ou ioga, pode comprar um simulador de caminhada (meu caso), colocar em frente à TV e ficar assistindo seu programa favorito enquanto caminha ou pode pegar uns desses vídeos de cardio e fazer em casa, na frente da TV/computador.
Comece de leve, sinta o seu corpo, vá no seu ritmo. Quando começar a sentir que seu corpo já se acostumou, pegue um pouquinho mais pesado e aumente o ritmo. Não precisa de muito, não precisa exagerar. O importante não é ficar se exibindo e contando vantagens de quantos quilos você pegou ou quantos quilômetros você correu, o exercício é para te fazer bem. É para te deixar mais bem disposto(a), é para te dar saúde e uma qualidade de vida melhor. Coloque no pensamento de que é importante para você, não para os outros e faça.
Então ‘bora começar fevereiro praticando alguma atividade física, o mínimo que seja?
O desafio da semana é unicamente este, iniciar uma atividade física. Se você já faz, parabéns! Continue assim, se você não faz nada, pense à respeito.
ioga_vida_saudavel_polypop

Alguns dos benefícios das atividades físicas:

  • Emagrecer
  • Melhorar a circulação sanguínea
  • Acelerar o metabolismo
  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Aumentar a resistência dos ossos
  • Aumentar a disposição
  • Diminuir o estresse, a ansiedade e a depressão
  • Melhorar a capacidade de aprendizagem.

Semana que vem vocês me contam se conseguiram praticar alguma atividade física durante esta semana. Até!

Imagens: Pixabay