#vidasaudavel
Estava observando e fazem quase 2 meses de Desafio #VidaSaudável \o/
Estou firme e forte e vocês?
Essa semana foi minha primeira semana de aulas práticas, foram dois pratos com alcatra na segunda-feira, macarons na terça-feira e pão de queijo na quarta-feira. E obviamente eu comi todos.
Aí vocês me perguntam: mas pode comer? Pode sair da dieta?
Claro que pode!

Acho que as pessoas estão um pouco paranoicas com essa coisa de dieta e vida saudável, parece que tem uma obrigação de comer salada, peito de frango e batata-doce (e de sobremesa algo intragável feito com whey). Gente, parem com isso!
O nome desse desafio é Vida Saudável e como alguém pode ser saudável vendo o mundo todo comer delícias gordas e sofrendo psicologicamente enquanto come folhas de alface? A vida não é 8 ou 80. Claro que devemos evitar carboidratos simples e gorduras, mas tirar um dia para jacar não faz mal.
Então vamos falar um pouquinho sobre o dia do lixo, que nada mais é do que um dia que a gente escolhe para sair da dieta.
polypop_dia_do_lixo_boy
Há vários prós e contras o Dia do lixo.
Eu sou totalmente a favor do dia do lixo, mas com algumas condições:

1. Você não pode começar sua dieta hoje e fazer o dia do lixo daí uma semana.

Primeiro você cria um hábito para o seu organismo, ensina o seu corpo o que é bom para ele e faz com que ele esqueça que existe junk food.
É o mesmo que a gente faz com um ex-namorado que não presta. Rasgamos as fotos e cartas e jogamos fora todas as tranqueiras que ele nos deu. Depois de um tempo até conseguimos olhar na cara dele e aí não sentimos mais nada pelo cara.
Com a comida funciona mais ou menos do mesmo jeito. Fique algumas semanas sem comer coisas que fazem mal e quando você comer novamente seu organismo não vai mais aceitar da mesma forma.
Quando eu fico muito tempo sem comer açúcar e depois coloco qualquer coisa doce na boa eu acho o sabor horrível e a sensação é a mesma que enfiar a língua no saleiro.
Então dê um tempo para o seu organismo se acostumar com a vida saudável e depois tire um dia da semana (ou do mês) para comer aquilo que você tem vontade.
Seu psicológico agradece.

2. Você não pode comer o mundo de uma vez só.

Tem gente que acha que o dia do lixo é para comer muito e tudo o que vê pela frente. Não é assim que funciona, colega. Ou você come sanduíche ou você come pizza. Não dá para comer os dois no mesmo dia (ou na mesma semana). Procure comer porções menores. Sinta prazer ao comer sua guloseima e a coma devagar. Sua comida não vai fugir, sem pressa. Comendo mais devagar e mastigando bem conseguimos comer em menor quantidade.
polypop_dia_do_lixo_dinner

3. Você não pode começar o dia do lixo hoje e terminar amanhã ou daí dois dias.

É dia do lixo. Apenas um dia, não o fim de semana ou o feriadão todo. De que adianta o esforço da semana se você jacar tudo de uma vez só? Foco.

4. Compense sempre.

Pense a respeito do que você vai comer, não coma qualquer coisa. Compense calorias, faça refeições mais leves e balanceadas se você sabe que no sábado vai sair com as amigas para o barzinho ou vai ao cinema com o bophe e sabe que vão esticar a noite para a lanchonete bacanuda.
Você não precisa fazer dia do lixo se não quiser. No meu dia a dia eu me programo. Eu fiz um workshop no teatro e sabia com antecedência que eu iria comer coisas pouco saudáveis nos dias do curso. Durante a semana eu me alimentei corretamente, diminuí o consumo de carboidratos simples e aumentei os exercícios físicos. Aí comi salgadinhos e bebi suco com açúcar sem a menor culpa.
Agora eu sei que toda segunda, terça e quarta eu tenho aulas práticas e precisarei comer o que fizer na faculdade. Então nesses dias eu faço refeições mais leves e balanceadas em casa e na faculdade eu como as delícias em menor quantidade. Sem traumas.
Não faço dia do lixo, mas me planejo e me organizo para compensar as refeições que eu sei que sairei da dieta.
polypop_dia_do_lixo_raspberry

Vocês fazem dia do lixo? Já fizeram? Me contem tudo aí nos comentários e depois saiam da internet e vão tomar uma gelada e comer uma besteira qualquer porque é Carnaval, somos mortais e merecemos comer um lixinho ;)