Eu acho que a maioria das pessoas não é organizada, elas aprendem a ser. Eu mesma era extremamente desorganizada, mas comecei a aplicar regras simples e minha vida se tornou muito mais organizada. Essas dicas podem ser utilizadas em casa, nos estudos, no trabalho e em qualquer setor que você queira organizar.
Funcionou muito bem para mim e espero que ajude vocês também a se tornarem uma pessoa organizada:
Dicas para se tornar uma pessoa organizada

1. ANOTE INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Nosso cérebro é uma máquina maravilhosa, mas ele tem falhas. Não é possível lembrar de tudo, então sempre anote suas ideias, coisas que precisa fazer, telefonemas que precisa dar, fatos que quer lembrar, etc.
Por exemplo, eu sempre anoto as informações que os professores passam no primeiro dia de aula. Não é conteúdo de provas, mas são informações sobre notas, trabalhos e provas que sei que precisarei no fim do semestre. Nem todo professor repete essas informações e mantê-las anotadas é muito útil.
Separe um caderno ou caderneta para anotar todas as informações úteis e mantenha-o por perto (se você não gosta de papel, pode usar o bloco de notas do celular ou o Evernote). Depois pegue as mais importantes e que precisam ser lembradas e passe-as para uma agenda.

2. TENHA UMA AGENDA
Compromissos que precisam ser lembrados necessitam ir para a agenda. Consulta médica para daí 45 dias, provas, entrega de trabalhos, encontro com um cliente, eventos sociais, aniversários de amigos, etc.
Deixe tudo anotado em uma agenda (física ou virtual – a do telefone também serve) e lembre-se de consulta-la periodicamente. Não adianta nada anotar as informações em uma agenda se você não checa os compromissos.
Meu tipo preferido de agenda é aquela que tem um calendário mensal com um espaço para anotar compromissos importantes. Anoto o compromisso na página mensal, pois assim posso visualizar todos os compromissos de uma vez só.

3. FAÇA LISTAS
Você é do tipo que sempre esquece algo quando vai viajar? Faça check-lists de tudo que precisa levar e quando for colocando na mala vá riscando os itens.
Faça listas para supermercado, farmácia, feira, etc. Não confie seu cérebro para se lembrar de tudo (e não tem necessidade disso!), faça listas e gaste seus neurônios com coisas mais importantes.

4. SEPARE AS COISAS POR CATEGORIAS
Na hora de arrumar seu guarda-roupas separe uma gaveta/cabide só para calças, outra só para blusas, etc. Quando você for se vestir será muito mais fácil encontrar o que quer.
Faça o mesmo em outras áreas. Nos estudos separe uma pasta para cada matéria. Nas contas da casa separe uma pasta para cada tipo de conta (água, luz, telefone, etc). Na estante separe os livros por tipo: literatura, didáticos, estudo de idiomas, dicionários, etc.
Até mesmo no computador, faça pastas para cada tipo de arquivo e separe-os. Será muito mais fácil e rápido encontrar que você precisa.

5. LIVRE-SE DE COISAS DESNECESSÁRIAS
Fazer uma limpeza de vez em quando é ótimo para manter a vida organizada. Pegue tudo aquilo que você não vai mais utilizar e que não lhe é mais útil e doe ou jogue fora.
Mantenha apenas as coisas úteis e que você está usando.
Eu tento fazer essa faxina a cada 6 meses. Dou uma geral no quarto e no home-office e separo várias coisas para doação e jogo um monte de lixo fora.

Dicas de organização
Mais dicas de organização?
Vida Organizada (muuuuitas dicas de organização em geral e várias delas são bem básicas, para quem está começando e não sabe por onde se organizar.)
Orgblog do blog Sernaiotto (ótimas dicas para organizar e aperfeiçoar o seu blog)
Caderno de Organização (blog repleto de dicas de organização)
Bolsa Blindada (dicas de organização financeira)
Efetividade
Organização Pessoal

E eu também já dei algumas dicas aqui para se organizar nos estudos e mostrei aqui como eu estudo