Começando uma nova categoria no blog. Sempre tive vontade de conhecer (mesmo que por foto) algumas bibliotecas pelo mundo e achei que seria legal fazer essa pesquisa e mostrar aqui no blog para vocês.
Espero que gostem.

A Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Brasil, cujo nome oficial institucional é Fundação Biblioteca Nacional, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal.

Atualmente ela está situada na Avenida Rio Branco, número 219, praça da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, e compondo com o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal um conjunto arquitetônico e cultural de grande valor.

A BN tem estabelecido estreita relação com organismos internacionais para divulgar os livros e autores brasileiros, e tem atuado no desempenho de funções referentes à biblioteca, ao livro e à leitura, em seus diversos segmentos.

Como também tem a função de centro nacional de informações bibliográficas e documentais, vem atuando como uma biblioteca de amplo acesso com acervo disponível a pesquisadores, tanto presenciais quanto distantes, no Brasil e no exterior. Em seu prédio-sede atende a cerca de quinze mil usuários por mês.

Atendimento

VISITAS GUIADAS
Dias úteis – segunda a sexta-feira – 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados – 12h30 às 16h30
visitas de hora em hora

Preço do ingresso: 2,00(Reais), com meia entrada para estudantes e gratuidade para pessoas com mais de 60 anos. (Acesso gratuito durante janeiro e fevereiro de 2012)

O visitante só terá acesso ao prédio da BN após a apresentação de documento de identificação com foto.

PESQUISA AO ACERVO
Acervo Geral e Periódicos:
Segunda a sexta – 9h às 20h
sábados: 9h às 15h (apenas periódicos microfilmados)

Acervo Especial (Manuscritos, Obras Raras, Cartografia, Iconografia)
Segunda a sexta: 10h às 18h

Fotos




Informações retiradas da Wikipedia e do site da FBN.
Fotos do Google Imagens, caso você seja proprietário de alguma das imagens, me informe.