826_NOTAS_DE_AMOR_PARA_EMMAGarth Callaghan
(4/5)
Editora LeYa
2014
320 páginas

Sinopse: Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio.
Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas.
826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores.
Partilho este livro porque nenhum de nós sabe quanto tempo ainda nos resta. Sim, nós caminhamos pelo planeta com a esperança de sermos invencíveis, mas todos nós sabemos que a vida pode ser tirada em qualquer instante. Eu tenho a dádiva de perceber que o fim está se aproximando. Posso reservar um tempo para fazer um balanço e dizer às pessoas que amo o quanto elas significam para mim. É a única coisa que importa. Sua casa, sua conta bancária, suas habilidades, sua profissão – nada disso importa. Tudo se resume aos relacionamentos duradouros que construímos. É isso. É tudo isso.

Opinião: Eu não gosto de livros de auto-ajuda e quando saiu a sinopse do livro eu fiquei com um pé atrás para iniciar a leitura.
Mas fui vendo a divulgação e as resenhas e pensei: por que não?
Comecei a ler ano passado, lia um capítulo ou dois antes de dormir e quando assustei já tinha terminado a leitura.

E mais importante, eu nunca percebi quanta alegria um cachorro pode expressar quando você passa pela porta, não importa se foi há cinco minutos ou há cinco dias. Cachorros sabem como fazer você se sentir importante e amado.
P. 29

A história é linda e a cada frase percebemos todo o amor que Garth sente por Emma.
Garth começou a escrever bilhetes no guardanapos de Emma como uma forma de se conectar com a filha. O bilhete no guardanapo era um momento único dos dois. E Garth tentava transmitir pequenos ensinamentos para Emma por meio dos bilhetes.
Eu acho essa coisa de enviar recados escritos o máximo. Ainda guardo cartinhas e bilhetes que recebi desde o ensino fundamental e às vezes fico relendo.
Em uma parte do livro Garth fala que ninguém fica relendo e-mails antigos ou mensagens de celular antigas, mas bilhetes em papel quando a gente se depara com um “temos” que ler.
Essa foi minha motivação em ler. Amo bilhetes escritos com papel e caneta e queria saber mais sobre esse método de se relacionar com a filha que Garth criou.

Não há problema em se perder algumas vezes.
P. 41

Eu achei que iria ler as mensagens que Garth escreveu para Emma, todas elas, mas não. É um livro que conta a história de Garth. Sua luta contra o câncer e a motivação diária que ele tinha para escrever um bilhete por dia para Emma até que ela se formasse no Ensino Médio.
Me decepcionei um pouco neste sentido (eu queria ver os bilhetes, oras), mas acho que são coisas bem pessoais para serem divulgadas deste modo.

As mensagens nos guardanapos tinham se tornado minha especialidade. Uma coisa especial que eu dividia com minha filha.
P. 91

O que mais me chamou atenção no livro foi ver a fé de Garth. A fé dele é tão expressiva e bonita que dá até para ficar com inveja.
Este não é apenas um livro de auto-ajuda, é um livro sobre o amor de um pai para com a filha e uma lição de .

… você tem que amar alguém que te ame e te respeite.
P. 96

Não há nada de novo nos conselhos de Garth, mas ao ler o livro fiquei inspirada a sair por aí escrevendo bilhetes e espalhando amor. Escrever para família, amigos, estranhos e anônimos… Só escrever e fazer alguém sorrir por alguns minutos.
Desta inspiração escrevi meus próprios bilhetes. O que acharam?
Cartas de Amor para Emma
Cartas de amor para Emma
Cartas de amor para Emma
Não leia esperando uma obra-prima literária, não é. É um livro comum escrito por um homem comum. Apenas um pai que quer demonstrar seu amor para a filha. A beleza do livro é esta. Nos identificamos com Garth, com sua dor e seu amor. Garth poderia ser alguém que você conhece, um vizinho, um amigo ou até mesmo um familiar. Essa proximidade que temos com o autor nos inspira e nos mostra que o momento certo para demonstrar nossos sentimentos é agora. Um ótimo livro para refletir e reler sempre que a fé, o amor e a motivação começam a falhar com a gente.