A_APOSTAVanessa Bosso
(5/5)
Editora Novo Conceito
2015
286 páginas

Nina Albuquerque é uma jovem de 18 anos conhecida pelo seu coração congelado. Ela é linda, inteligente, competitiva, determinada e muito orgulhosa. Desde que se decepcionou em relacionamentos passados ela fechou seu coração para o amor e não dá mole para qualquer garoto.
Alexandre Heinrich, mais conhecido como Lex, é o galinha da escola. Muito lindo, sensual, metido e amante de apostas. Ele está precisando urgentemente de dinheiro para consertar sua moto e aceita (a contragosto) o desafio de seu melhor amigo, Gancho: beijar Nina Albuquerque.
Na escola todos os meninos estão interessados nessa grande aposta, mas quando Nina descobre que seu nome está sendo falado pelos corredores ela não deixa barato e faz uma contraposta bem interessante: desafia Lex a fazê-la se apaixonar por ele.

What? Vocês estão gritando aí? Porque eu estou surtando por aqui. Essa, sim, é a Grande Aposta do ano, folks!
P. 34

O “jogo” tem local e data para começar e terminar: Ilha Inamorata, durante os sete dias de passeio de formatura da escola. A aposta é tão séria que os dois alunos fazem um contrato escrito e tudo!
Todos estão bem animados com a viagem e muito pavorosos com a aposta, todos os comentários são a respeito disso e Lex terá que usar todo o seu charme para derreter o coração de Nina.
A viagem é bem divertida, com várias atividades para os alunos terem momentos inesquecíveis e se envolverem ainda mais na grande aposta.

“Que droga”, pensa Nina. Vencer essa aposta será mais difícil do que ela imaginava.
P. 66

A leitura do livro é muito tranquila, tem um clima bem colegial e divertido. A trama é bem envolvente e eu só consegui largar o livro quando cheguei à última página.
Já conheci a narrativa da Vanessa Bosso desde a leitura de O homem perfeito e gostei muito. Com A aposta não foi diferente e fui cativada desde o início com uma história leve e gostosa. Achei o livro bem teen, típica história adolescente previsível, mas que todo mundo gosta de ler de vez em quando (sabe os filmes de comédia romântica da Sessão da Tarde que a gente sempre para para assistir mesmo já tendo assistido mil vezes? É bem neste estilo).

– Não é mais uma aposta, agora é questão de honra. – Lex tira a camiseta, enche o peito de ar e se arma do seu melhor sorriso sedutor.
P. 110

Gostei muito da leitura porque a fiz logo após um período de provas teóricas na faculdade (e teve prova de química no meio!), então foi aquele livro para aliviar toda a tensão do período. É um livro ótimo para sair da ressaca literária também (ou qualquer outro momento em que a mente não se concentrar em nada denso e complexo).
A escrita da Vanessa é ótima, ela utiliza uma linguagem simples e clara, a narrativa foi toda em terceira pessoa e a narradora tem uma boa pegada romântica-engraçada-com-tensão-sexual.
A situação e os personagens são um pouco surreais, mas para quem já viu diversas temporadas de Malhação e passou pela adolescência sabe que a ficção não retrata bem esta fase da vida.
Não curti a capa, geralmente não gosto de capas com modelos, principalmente quando são casais, mas este é um mero detalhe, o que importa é o conteúdo, que neste caso é muito bom.
Mais um livro nacional que entrou na minha lista dos preferidos. Obrigada pela diversão, Vanessa!