AS_DUAS_FACES_DO_DESTINOLandulfo Almeida
(5/5)
Editora Novo Século
2012
486 páginas

Sinopse: Bruno havia desistido de encontrar um sentido para sua vida quando é recrutado por uma extraordinária mulher, dona de habilidades incomuns, para lutar contra um poderoso inimigo. Kerligan Amnael possui o conhecimento, o dinheiro, a inteligência e a vontade para causar enormes prejuízos à humanidade. Apesar das dúvidas, Bruno resolve seguir seu coração e seus instintos e abraçar o destino ofertado por Adrianna. Exilado de sua antiga vida ele é preparado para uma batalha a ser travada no mundo dos negócios bilionários, das descobertas científicas e médicas de última geração e da espionagem industrial. Incapaz de lidar sozinho com as incertezas da história de Adrianna, que alega pertencer a outro universo, Bruno busca em seus melhores amigos do passado a força necessária. Entre sabotagens e assassinatos, amizades serão testadas, paixões nascerão e um inesperado desafio tornará a cruzada de Bruno ainda mais solitária. Pistas sobre os reais planos de Kerligan e MJ, seu braço direito, revelam uma verdade surpreendente e avassaladora. Próximo ao fim, a coragem e uma descomunal força de vontade serão as principais armas do casal de protagonistas para tentar salvar o futuro do planeta.

Opinião: Confesso que me surpreendi muito quando comecei a leitura do livro. Mesmo lendo a sinopse, eu não espera nada do tipo.
Bruno é um homem de quase 40 anos, trader individual da Bolsa de Valores, morador de Salvador que desde a morte do pai no período natalino odeia o Natal. Nesse período do ano ele costuma se afastar dos amigos e da mãe e prefere ficar mais recluso. Na véspera de Natal ele resolve sair para correr e encontra uma linda morena de olhos azuis no seu percurso.
Ao cruzar com ela pela segunda vez no percurso, ele desmaia e é socorrido por ela. Quando ele recupera os sentidos agradece à moça pela ajuda e combinam de sair para jantar.
A moça se chama Adrianna (com dois enes) e o que ela tem de bonita, tem de misteriosa. Após alguns encontros ela revela a Bruno que veio de outro planeta, Aqua, que faz parte de um universo paralelo ao nosso. Além disso, ela também conta que implantou nele um soro que dá a Bruno incríveis habilidades físicas e psíquicas.

Bruno sentia como se a magia houvesse invadido sua vida. Tudo parecia perfeito, mais bonito, mais brilhante, como se sofresse o efeito de algum tipo de encantamento.
P. 197

Adrianna saiu de seu planeta porque Aqua passa por um período muito difícil. O planeta é bem parecido com a Terra, só que a maior parte dele é coberta de água, apenas uma pequena parte é habitável e, com o aumento populacional, os habitantes precisam de um outro lugar para morar.
Devido ao elevado grau de tecnologia, os cientistas do planeta saíram em busca de outro planeta habitável e encontraram a Terra.
A princípio eles pensaram em trocar tecnologia por um lugar para seus habitantes morarem, mas logo mudaram de ideia porque não queria trazer maiores problemas aos terráqueos. Menos Kerligan Amnael, um homem ambicioso que achava que a situação em Aqua estava tão crítica que valia a pena o risco.
Houve uma invasão ao laboratório onde Adrianna estava trabalhando e Kerligan, juntamente com seu amigo MJ, vieram à Terra com o propósito de dominar nosso planeta. Adrianna veio para tentar impedi-lo e encontrou em Bruno um possível aliado, devido a suas características fisiológicas.
Apesar de relutante a princípio, Bruno aceitou ajudar Adrianna a salvar a Terra. Então eles começaram um treinamento de um ano. Bruno começou a exercitar seu corpo e sua mente para que o soro injetado fizesse efeito. Além do treinamento, eles também começaram a investir pesadamente na Bolsa para arrecadar dinheiro e ter meios de competir com Kerligan e o impedir de seguir com seus planos.

Os pessimistas, pelo menos até então, perderam a aposta…
P. 132

Quando já estava bilionário, Bruno pede a seus amigos que façam parte do projeto, pois além de se sentir sozinho, ele precisava de pessoas de confiança para competir de frente com Kerligan.

A uma da manhã, naquela mesma noite, o eclético grupo recebia, a intervalos de aproximadamente cinco minutos, uma ligação bastante estranha, não apenas pelo horário, mas principalmente pelo teor. Todos dormiram pensativos.
P. 137

Adorei o livro e o modo como a história nos envolve. Há romance, muito suspense e uma pitada ideal de ficção científica. Até eu que não entendo nada de física ou de investimentos consegui ter uma leitura fluente. Só não gostei muito das partes envolvendo as reuniões de negócio. Achei as explicações muito longas, apesar de serem importantes para embasar a história.
Claro que algumas coisas são um pouco clichês. Achei bem típico de final de novela, mas mesmo assim eu gostei (amo alguns clichês).

– A melhor defesa é o ataque – Bruno interrompeu Adrianna. – Chegou a hora de deixar o excesso de cautela de lado. Precisamos de todo o dinheiro que pudermos. Não quero perder mais nenhum negócio para Kerligan. Está na hora de você tirar o pé do freio.
P. 277

Gostei bastante da capa e da diagramação de um modo geral. O livro é dividido em partes e em capítulos. Nesse sentido, a única coisa que eu não gostei foi que os capítulos novos começam logo após o anterior e por questões estéticas eu prefiro quando os capítulos se iniciam em uma nova página, de preferência na página direita. Mas fora isso, não tenho nenhuma reclamação.