FINALEBecca Fitzpatrick
(4/5)
Editora Intrínseca
2013
303 páginas

Sinopse: Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.

Opinião: Fui com tanta sede ao livro que acabei me decepcionando e eu simplesmente o-d-e-i-o quando isso acontece. Eu amei a série toda e estava toda ansiosa para o final e saber o que Nora iria fazer em relação aos Nefilins e os Anjos Caídos, mas quando finalmente coloquei as mãos no livro e iniciei a leitura não senti todo tesão que esperava sentir.
O livro não começa com todo momento de tensão e ação esperados após o fim de Silêncio, na verdade, não há ação propriamente dita. Uma guerra entre nefilins e anjos caídos está próxima de começar, mas a tensão é só na teoria, uma espécie de guerra fria sobrenatural.

Não confiava em nenhum dos nefilins de túnica. Era óbvio que formavam uma sociedade secreta, e Scott tinha aprendido da maneira mais difícil que segredos não traziam nada de bom.
P. 12

Por causa da iminente guerra, Nora começa a treinar com Dante, chefe do exército nefilim e um dos mais próximos do Mão Negra. Ela se torna mais forte e adquire poderes que jamais imaginou, também descobre a utilização de uma arma jamais utilizada pelos nefilins e que pode dar uma grande reviravolta nessa história com os anjos caídos.
A cada capítulo temos uma nova surpresa e um novo momento de tensão se forma.

Toda essa história de ficar me esquivando e mentindo, e fingindo ser leal a lados opostos, não me deixava dormir à noite. Em pouco tempo minha mente teria que se ocupar apenas de memorizar mentiras para que eu não acabasse me traindo.
P. 91

Há várias revelações e à todo momento algo acontece para mexer com a vida de Nora e a expectativa do leitor. O livro é bom, a saga também, mas sabe quando você espera tanto e sua expectativa não é atendida?
Me senti um pouco decepcionada, mas isso não quer dizer que eu não indique o livro, a saga ou ache o final ruim. Pelo contrário, o fim é bom e tem um desfecho bem diferente do que eu imaginei.

Estava tão consumida pela raiva que fiquei surpresa ao sentir as lágrimas ardendo em meus olhos.
P. 216

Becca continua com sua narrativa intrigante e cheia de mistério. Patch continua tudo de bom e o anjo caído mais gostoso que já existiu. Além de ser romântico e cuidadoso com a Nora. Um namorado quase perfeito.

– Sei que não posso sentir seu toque, mas sinto seu amor, Nora. Lá no fundo. Isso significa tudo para mim. EU queia poder sentir você. da mesma forma que você me sente, mas tenho seu amor. Nada nunca vai ser mais forte que isso. Algumas pessoas passam a vida inteira sem experimentar os sentimentos que você despertou em mim. Não posso reclamar.
P. 235

O que eu mais gosto na saga são as capas lindas e com esse detalhe gostoso de pegar, meio arenosa e áspera. Uma pena que todo cuidado com a manipulação dos livros seja necessário, pois qualquer objeto que raspar já tira esse efeito especial.
A diagramação interna continua seguindo o mesmo estilo. A fonte dos capítulos e o restante do miolo simples continuam, como em todos os outros livros da saga. Um padrão que eu gostei e que acho que combinou perfeitamente com a saga.