A_GAROTA_DO_PENHASCOLucinda Riley
(5/5)
Editora Novo Conceito
2013
528 páginas

Sinopse: A Garota do Penhasco é um romance que enreda o leitor através de vários fios: a história de Grania Ryan e sua querida Aurora Devonshire, a garota do penhasco, nos fala sobre mudança de vida. A história das famílias Ryan e Lisle é um lindo conto sobre um século de mal-entendidos e rancor entre inimigos que se acreditam enganados por falcatruas financeiras. O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza. Mas, sobretudo, A Garota do Penhasco é um livro que mostra como é possível encontrar uma finalidade, um propósito, quando todas as esperanças parecem perdidas. “De ritmo tenso e original, este é um romance envolvente sobre recuperação, resgate, novas oportunidades e amor perdido.” — Booklist

Opinião: Como todo livro da Lucinda Riley, A garota do penhasco é belíssimo! A “escritora” da história é Aurora Devonshire, uma adorável garotinha que conheceu Grania Ryan em um penhasco da Irlanda, próximo à casa de Aurora.
O livro em dividido entre as passagens em que Aurora conversa com o autor em primeira pessoa, a história atual de Grania e o passado das famílias Lisle e Ryan.
Há um erro na sinopse: Grania jamais teve qualquer tipo de envolvimento amoroso com Lawrence Lisle. Lawrence morreu antes da 2ª Guerra Mundial e Grania nasceu na década de 1970. Eles nunca se conheceram. Mas eles estão interligados por causa de toda história que envolve suas famílias.
Na verdade, Grania ama o americano Matt Connelly, apesar de não admitir isso e ter fugido dele saindo de Nova York sem dar qualquer explicação e indo se hospedar na casa da mãe, na Irlanda.

Mas os humanos raramente olham para o passado, até cometerem os mesmos erros numa época em que suas opiniões são consideradas irrelevantes, quando são, aparentemente, velhos demais para entender os jovens. É por isso que a espécie permanecerá tão falha quanto mágica, assim como somos.
P.102

A ida de Grania para a Irlanda causa uma enorme confusão na vida do casal, mas é justamente por causa dessa viagem que ela conhece Aurora e descobre a história da sua família e da família Lisle.
Apesar das 528 páginas eu li o livro em apenas 2 dias. A história é tão envolvente que eu não conseguia me separar das páginas.
A Lucinda consegue misturar história, drama, conflitos familiares e mistério de uma forma tão mágica que é impossível não se encantar e se emocionar com os personagens e com a trama. Sou fã da autora e super recomendo a leitura. Desse e de qualquer um livro que ela escreveu ou escreverá.

Espíritos… Fantasmas… Anjos… como quiser chamá-los – Leitor, eles existem de verdade. Eu os vi durante toda a minha vida, mas aprendi a não dizer nada.
P. 516

Apenas leiam!