Livro: Imaginário Feminino

Camille Thomaz
(5/5)
Editora Alcantis/APED
2012
104 páginas

Sinopse: O amado universo feminino é preenchido por mistérios e dá abertura para abordar os mais variados temas. É poderoso, pode mudar o rumo de uma história. Este universo jamais será desvendado: “Fato.”
Pois bem, saiba que algo singular, nas entrelinhas de uma inteligente narrativa, transborda nas páginas desse livro. As palavras se traduzem em sentimentos, desilusões, vivências e passagens (aparentemente) tão cotidianas que atingem o belo mundo ao qual pertence o universo das paixões. A leitura é ininterrupta: “Comprove.”
Atingirá a mente dos pensantes e o coração dos que já se apaixonaram, dos que estão em pleno prazer, ou, ainda, daqueles que se apaixonarão: nada de meio termo, todos estarão envolvidos. As histórias, ou a história, se reflete como um espelho no coração de cada leitor que se aventurar aqui. Às vezes leia por duas vezes uma mesma passagem, terá diferentes interpretações: “Aceite o desafio.”
A autora trouxe um assunto delicado, ao mesmo tempo necessário. Utilizou de coisas simples para dar uma oportunidade para a reflexão e o desabafo; de encontrar o nosso “eu” — a tanto escondido, que interliga ou busca o sexo oposto. A linguagem, mesmo que simples, traz a mensagem subliminar: “Desvende.”
Camille Thomaz pode ser jovem e uma autora iniciante, mas possui uma mente altamente elevada, graças a bagagem cultural que absorveu no apaixonante mundo dos livros. Essa é uma obra voltada à todos, seja para amar, pensar… Ou jamais esquecer: “Não duvide.”

Opinião: O livro tem apenas 104 páginas, mas é bem profundo. Apesar da linguagem ser bem simples, não é um livro comum, ele é um pouco mais inteligente e precisamos ler as entrelinhas para entendermos bem o que acontece.
A história é a de Larissa, depressiva, e pelo o que entendi, que acabou de terminar um relacionamento e conta sua história por meio de contos. Todas são histórias comuns do cotidiano, mas são colocadas de modo a aparecerem sensacionais. Algumas são irônicas, outras engraçadas, outras tristes… assim como a vida.
Acho que é um desses livros que toda mulher que lê pensa: “nossa! Eu sou assim!” e é verdade! Todas temos um pouco de Larissa dentro de nós e adorei a forma como a Camille conseguiu colocar todas as características no papel.
Vou transcrever uma parte de um conto, que quem me conhece com certeza se lembraria de mim ao lê-lo:

“Não imaginava que tal sentimento fosse voltar, não imaginava que ele nunca tivesse ido. Como se fosse ontem, aqueles poucos segundos que o mundo parou enquanto apenas nos olhávamos. Será que você conseguiria me explicar por que é difícil… te esquecer? Esquecer aqueles segundos, que apenas falamos palavras tão simples e comuns como “bom dia”. Aquela sensação inexplicável de querer-te por perto, sem nem ao menos saber quem você de fato é.”

Eu poderia muito bem ter escrito isso há pouco mais de um ano (right, people?). E acredito que muitas outras Larissa, Polys, Amandas, Manuelas… também poderiam dizer a mesma coisa.
E é essa a essência de todo “Imaginário Feminino”. Um livro para ser lido e relido quantas vezes quiser (e como se trata de uma obra fininha, reler não será nenhum trabalho).

Veja também

15 Comentários

  1. Depois dessa sinopse perfeita, como não poderia ficar babando por esse livro? Alias, ele já começou a me agradar pelo título, em seguida pela capa e depois da sinopse eu fiquei pensando o porque ainda não tinha encontrado com ele por ai. NOSSA, SÉRIO, EU PRECISO LER ESSE LIVRO! Eu vou marcá-lo agora mesmo no skoob para não esquecer *-* Que tudo! Obrigada pela dica. Estou precisando de coisas novas para ler, fato. Mesmo que eu ainda esteja atrasada demais nos meus livros antigos, que ainda esperam um tempinho da minha atenção. Enfim, adorei.

    Beijos,
    Monique <3

    P.S.: QUE BLOG MAIS LINDO É ESSE? MORRI DEMAIS! AMEI O LAYOUT COM ESSAS CORES FOFAS. PARABÉNS!

  2. Vou confessar que as vezes eu tenho vontade de ler um livro só pela capa, e esse é um desses, essa capinha passa imagem de reflexão, ^^.

    Beijosss ;)

  3. Oi Poly querida, td bem? :P
    Adoro livros que você precisa prestar bem atenção para captar o significado as entrelinhas! Esse livro chama minha atenção mais pela capa, sabia?
    Por duas vezes QUASE comprei ele, mas ai me lembrei das minhas outras prioridades literárias! kkk..
    beijocasss

    1. Deveria ter comprado de cara, ele é ótimo. Pode ter certeza de que não é apenas a capa que nos seduz ^^
      Bjuxxxx

  4. É uma obra fina e curta, porém com um conteúdo gigantesco.
    Camille me conquistou ainda mais depois que eu li seu primeiro livro.
    Beijão