Livro: O Diário de Suzana para Nicolas

James Patterson
(5/5)
Editora Arqueiro
2011
223 páginas

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Opinião: Acho que por mais que eu tente descrever o livro não conseguiria traduzir em palavras toda beleza que encontrei.
Com certeza é um desses livros que todo mundo deve ler, tem tanto amor nas páginas que acho que eu via corações saindo cada vez que eu virava a folha.
Achei a Katie um pouco besta ao ler o diário e acreditar que Matt estava tendo um relacionamento extraconjugal e que ela seria “a outra”. Desde o início achei clara a situação entre Matt e Suzana, não há nenhuma surpresa quando descobrimos o que de fato aconteceu com Suzana, a surpresa envolve outra coisa, mas isso vocês terão de ler para descobrir.
Achei lindo o diário que Suzana escreve, contando para Nicolas tudo que acontece na vida dela e dele, para ele ler quando crescer. Eu estou fazendo um diário assim também para o meu afilhado, mas é mais para escrever mensagens de “feliz aniversário” e “feliz natal” para entregá-lo quando ele estiver maior e entendendo melhor o que significam essas datas. Acho que esse livro me inspirou para escrever outras coisas para o Miguel.
A teoria das cincos bolas é uma delas (para cada área da vida temos uma bola e somos malabaristas delas. O trabalho é uma bola de borracha, se cair no chão, ela vai quicar, mas não irá se quebrar. As outras áreas são bolas de vidro, se caírem podem quebrar ou se danificar.) e preciso colocá-la em prática também.

Veja também

17 Comentários

  1. Nao conhecia o livro e pelo visto parece ser mto bom!!
    Adorei a sinopse.. me deixou curiosa pra ler!! Parece ser do tipo q emociona e faz chorar !! kk’ quero mto ler *-*

  2. Nunca li livro do Petterson, mas venho desejando-os há algum tempo. Depois de ler essa sua resenha me convenci de que vou começar com esse. Gosto de livros assim, mais tranquilos e adorei você ter falado sobre o amor nas páginas.

    Beijo
    Sun Rises Here

  3. Olá, Poly!
    Já estou querendo solicitar esse livro após ler a sua resenha! Parece ser encantador! <3
    Beijos!

  4. Não pensei que este livro fosse tão fofo e lindo! Primeiro, fiquei intrigada com a história de Katie com Matt. Mas depois, acho que ficou mais apaixonante a relação entre Suzana e seu filho.
    Gostei muito da ideia de escrever algo para o filho ler quando crescer. Na verdade, sempre pensei em algo assim. Mas isto me deu mais inspiração!
    Quero muito ler esta história. O quanto antes!
    bjs

  5. Só de você falar que tem tanto amor nas páginas, eu fiquei com vontade de lê-lo pra ver sair coraçõezinhos também da página. Achei a ideia da Suzana bem bacana. Eu sempre escrevia meus diários com a pretensão de que as pessoas lessem bem mais tarde!

    Poly, fiz uma enquete lá no blog, pra saber sua opinião sobre o blog ,pra poder melhorá-lo =) quando tiver um tempinho, vai lá!
    Beijos <3

  6. Cara, tenho a impressão de que eu ia suspirar muito com esse livro. Muito mesmo. Já imagino aqui que seja uma história pra lá de linda, pra lá de encantadora. Adoro livros que contem histórias assim, contundentes, que mexem com a gente e fascinam ao mesmo tempo. Gostei de como falou do livro, me instigou a lê-lo.

    Um abraço, Poly!

  7. A leitura pelo visto é perfeita!
    O Livro já entrou para a minha lista.
    Sou fascinada por romances.
    O Diário de Suzana para Nicolas – James Patterson, parece ser um livro reflexivo.
    Achei linda a descrição que fizera de cada página.
    Amor é um dos ingredientes que não pode faltar.
    Super ansiosa para descobrir o fio que liga vidas que o destino entrelaçou.

    Abraços :)

  8. Eu fiquei em dúvidas durante todo o livro, mas no final foi uma choradeira só. O considero um dos meus favoritos, de tão lindo que é.
    Beijos.

  9. Uma vez eu li uma resenha que me fez querer esse livro; deixei na fila de desejados, mas depois acabei tirando. Agora ele vai de volta e, definitivamente, vou ter que comprar, haaha!
    Beijos.

    1. Deixa ele na lista, é um livro fininho. Eu li em uma noite, então nem atrapalha a leitura dos outros *_*
      haha

  10. Felizmente eu tenho esse livro aqui na minha casa. Em uma das minhas compras acabei encontrando ele por R$ 15 na Americanas. Eu li o primeiro capítulo por curiosidade, mas não gostei muito da história. Daqui pro final de dezembro eu leio.

    A ideia de escrever um diário pro teu afilhado é boa, vai em frente.

    Bjs!

  11. Meu Deus, só de ler a sinopse do livro fiquei curiosíssima para saber a história de Matt e se o amor entre ele e Kathie vai dar certo. O livro tem um Q de Nicholas Sparks né :) Tenho certeza de que vou adorar!

    Bjs
    @Tibiux

  12. Sou a unica que achou esse livro muito fraco né? Sério, senti que foi mal escrito. Não que tenha sido escrito errado, mas fiquei com a sensação de não ter sido desenvolvido =/