O_LIVRO_DE_CAM Lauren Kate
(5/5)
Editora Galera
2016
304 páginas

Após a história de Luce e Daniel, Cam continua sozinho e começa a pensar no amor. Da única vez que ele amou de verdade.
Então ele resolver ir atrás de Lilith, sua amada que foi condenada a viver eternamente em um ciclo de vidas repletas de sofrimento.
Lilith está no Ensino Médio, mora com a mãe e o irmão Bruce. Eles não tem uma vida estável, vivem em uma espelunca onde falta todos os itens básicos de sobrevivência. A mãe vive de trabalhos de meio período, Bruce está sempre doente e passa a maior parte do tempo em casa e Lilith é a pessoa mais sem sorte do mundo. Ela cursa o Ensino Médio na Escola Preparatória Trumbull e lá vive seus piores pesadelos
Cam decide fazer um pacto com o diabo para libertar a alma de Lilith desse tormento em que ele a colocou. Cam tem 15 dias para reconquistar Lilith e liberta-la desta vida para poderem viver felizes para sempre. Se não conseguir, Cam terá um lugar de destaque além da Muralha das Trevas.

– A existência de alguém só é completamente horrível quando se prova um gostinho do que é belo – retrucou Lúcifer. – Isso serve para lembrar a pessoa de tudo aquilo que jamais poderá ter.
P. 35

A história de O livro de Cam se passa toda no ambiente de Ensino Médio, o que eu gosto bastante. É bom reviver esta fase por meio da ficção norte-americana.
Cam aparece com todo o seu esplendor na escola e procura Lilith, mas ela o odeia sem saber porquê. Desde o primeiro instante em que coloca os olhos em Cam, Lilith o odeia, algo em seu íntimo diz para ela odiá-lo, mesmo que ele não tenha feito nada para isto.
Em apenas quinze dias Cam deve conquistar a garota e leva-la para o baile, mas ela parece irredutível. Se as coisas já estavam difíceis o bastante para ele, imagine então o que acontece quando o próprio Lúcifer decide dar as caras e se meter na história.
Apenas o amor pode salvar a alma de Cam e Lilith deste martírio.

Lute por ela, diriam eles. Mesmo quando tudo parecer perdido, não desista do amor.
P. 147

Assim como os outros livros da Laren Kate, O Livro de Cam possui uma narrativa gostosa e de fácil compreensão. Gostei muito de ver Cam fragilizado e sem toda aquela pompa que possui nos demais livros da série Fallen.
É uma história previsível, mas para quem curte a série vai se amarrar no livro e na proposta da narrativa.

– Acredito piamente que podemos mudar o mundo para melhor, mas, às vezes, Lilith, as coisas não dependem só de nós. […]
P. 140

A capa e o design seguem a mesma linha de todos os demais livros da série. A capa possui aquela textura gostosa que dá vontade de apertar e o miolo utiliza aquela fonte serifada que lembra máquina de escrever.
Uma leitura obrigatória para todos os fãs da série e da Lauren Kate.