o turno da noiteAndré Vianco
(4/5)
Editora Novo Século
2009
229 páginas

Sinopse: O Turno da Noite surgiu para agitar o submundo. Quatro vampiros recém-trazidos para a vida noturna são atraídos por um vampiro ancião que vive em São Paulo. Ignácio oferece proteção e ensinamentos para os novatos em troca de suas habilidades para lutar contra o crime organizado. Uma mistura explosiva que vai sacudir a cidade e mergulhar o leitor em suspense, ação e mistério. Vampiros, lobisomens e anjos se misturam num conflito onde não sabemos ao certo quem é herói e quem é bandido. Compre seu bilhete, tome seu lugar, ‘O Turno da Noite’ vai zarpar para uma viagem inesquecível. Esse livro tem ligações com seus antecessores – ‘Os Sete’ e ‘Sétimo’.

Opinião: Amo os livros do André Vianco, a forma como ele coloca os vampiros em sua natureza selvagem me faz apreciar as histórias, mas achei que O Turno da Noite deu um lado mais humanista para os vampiros. Não que seja de todo ruim, mas perdeu um pouco a essência do escritor.
Acho que por ser o primeiro volume de uma trilogia, esse livro não traz muitas cenas de ação e combate como em Os Sete, Sétimo ou até mesmo Bento, o elemento que nos prende na leitura é a curiosidade por saber quem é Ignácio, o vampiro “bom” que recruta quatro filhos de Sétimo para fazer parte de sua gangue exterminadora de traficantes, corruptos e todas pessoas “sujas” da sociedade.

– Todos gostam de música, de cinema, de paquera, de barzinhos… mas nenhum tem como passatempo predileto a leitura. É isso que está faltanoa vocês jovens. São impacientes! Leiam e sorvam a sabedoria das páginas que entreguei. Conseguem fazer isso com qualquer livro, sabiam? Por pior que seja a leitura, ao menos irá exercitar seu poder de contextualização, interpretação, quiçá reflexão. Oxalá que todos os jovens fossem bons leitores.
P. 58

Tobia e Dimitri estão de volta nesse livro, mas não tiveram tanta importância na história quanto Patrícia, Bruno, Raul e Alexandre, os quatro filhos de Sétimo. Aléxia e Paola também aparecem, assim como Leonardo e os outros lobos, mas todos esses últimos com pequeno destaque, acredito que na continuação eles terão uma participação maior.

Dez minutos depois a dupla voltou para o carro negro de Dimitri e rumaram para o centro. Tinham encomendado mais munição. Balas de prata. Quando cruzassem com os caquinhos de Sétimo, não dariam chance para as crias do vampiro.
P. 61

Em 2010 foi gravado um seriado sobre a série. Tem no YouTube, para quem se interessar é só procurar O Turno da Noite que encontrará facilmente. Já aviso antemão que tem palavrão e carnificina de vampiro.