Sei que você já foi abordado diversas vezes na rua e na internet com alguém perguntando a sua opinião sobre um ou outro assim. Talvez você até mesmo já tenha feito uma pesquisa de opinião para um trabalho ou para o seu blog. Mas qual a relevância disso?
O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ RESPONDE A UMA PESQUISA DE OPINIÃO
De acordo com a Wikipédia,

Uma pesquisa de opinião, sondagem de opinião (vulgarmente designado apenas por sondagem) ou estudo de opinião é um levantamento estatístico de uma amostra particular da opinião pública.

Qualquer tema pode ser motivo de uma pesquisa de opinião. O céu é o limite para ela. Toda hora é hora para conhecer seu público.

E o que eu tenho a ganhar com isso?

  • Você faz uma boa ação ajudando uma pessoa a fazer um trabalho, como um TCC para a faculdade.
  • Você também pode estar contribuindo para o aumento da renda daquela pessoa que está ali te entrevistando.
  • É sua chance de mostrar como você se sente em relação a alguma coisa. Você acaba fazendo parte de um termômetro para determinar a relevância de um tema.
  • As pesquisas são feitas para melhorar alguma coisa já existente ou implantar algo novo. Por exemplo, te param na rua perguntando se você gosta de churros. Se muitas pessoas ali também gostarem de churros isso pode significar a vinda de uma loja só de churros nas redondezas. Ou que a padaria da esquina vai passar a servir a iguaria.
  • Algumas empresas incentivam sua participação dando algum tipo de brinde para quem responder às perguntas (quem não gosta de brindes?).
  • Você pode evitar o acontecimento de algo que possa trazer prejuízo para a sua comunidade. A feira livre que iria para a sua rua vai para outro lugar pois nem você nem seus vizinhos querem ouvir o carro da pamonha às 6h de sábado.
    happy

Se eu fizer uma pesquisa de opinião quais serão os benefícios para mim?

Às vezes é você que precisa conhecer o seu público ou o que as pessoas acham sobre um tema que você está estudando, então é hora de bolar uma pesquisa e pedir para as pessoas responderem. Vantagens para você (não é comercial de cartão de crédito, juro):

  • Conhece o seu público alvo.
  • Gera informações que você desconhecia a respeito do tema pesquisado.
  • Te mostra os pontos que você deve mexer na sua empresa, serviço, blog, trabalho, etc.
  • Te ajuda na conclusão da sua tese.

pesquisa-de-publico
Agora que eu já te dei vários motivos para responder a uma pesquisa de opinião e para fazer uma, eu gostaria de pedir a gentileza para que vocês respondam à pesquisa de público do blog Polypop. Você pode ser leitor antigo ou ter aparecido no blog agora, neste post. Quero saber um pouquinho sobre você e conto com a sua participação clicando aqui.
Obrigada!

Gif