Vi essa receita deliciosa no programa Tempero de Família com o Rodrigo Hilbert e lembrei dos pudins e manjares que comia na minha infância. Minha mãe sempre cozinhou muito bem e nunca faltava sobremesa gostosa em casa, ou era um pudim de leite, ou um biscoito caseiro, ou um bolo de banana, ou um manjar de coco.
Com exceção dos pudins e bolos, geralmente as porções dos doces eram individuais, em tacinhas, então achei bem divertida a ideia de fazer um manjar na forma de pudim e depois colocar a calda.
Nunca tinha feito e aproveitei o ano-novo para testar.
Todo mundo que comeu aqui em casa aprovou, então veio para o blog.
manjar

Manjar de coco

Ingredientes:

1L de leite
150g de coco ralado
200ml de leite de coco
8 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de amido de milho

Modo de preparo:

Leve ao fogo, em uma panela, o leite, o coco ralado (usei o desidratado sem açúcar, mas você pode usar o de sua preferência), o leite de coco, o açúcar e o amido de milho. Mexa sempre até ficar em ponto de mingau, mais ou menos 10 minutos.
Unte uma forma de pudim com óleo e despeje o “mingau” para a forma, deixe esfriar e leve à geladeira para firmar (aproximadamente 2 horas).
Desenforme, regue com a calda e acrescente as ameixas. Conserve em geladeira e sirva gelado.

Calda de ameixas

Ingredientes:

8 colheres (sopa) de açúcar
2 copos de água
200g de ameixa

Modo de preparo:

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo até fazer uma calda com cor de caramelo. Adicione a água com cuidado e espere que ela derreta o açúcar novamente.
Quando você jogar a água, o açúcar vai endurecer, mas não se desespere, ele vai derreter novamente e formar a calda.
Quando começar a ferver, coloque as ameixas e misture bem. Desligue e deixe esfriar.

Como eu comprei as ameixas em calda de açúcar não as coloquei no meio da calda, deixei para acrescentar depois pois achei que seria mais prático.
manjar
Minha mãe não gostou do coco desidratado que eu usei porque ele era em pedaços maiores e precisava mastigar. O coco ralado mais fino vai deixar seu manjar mais leve e suave, então fica a dica na hora de escolher qual coco ralado usar.