Tropa de Elite (2007)
(4/5)
Sinopse: 1997. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.
Opinião: Vc assiste a esse filme e acha que o BOPE é perfeito e a PM é uma merda. Enaltece demais o BOPE e despreza todo o restante da corporação, mesmo assim o filme é bom. Na verdade, filme nacional com favela, pobreza e bandidos sempre dão resultado, mas esse é legal de verdade. Estou atrasada séculos. Deveria ter assistido ainda na faculdade quando todo mundo estava comentando e meu professor até recomendou a leitura do livro, mas nem consegui. Só agora mesmo.
O interessante é que mostra o outro lado da história. A gente sempre tem a visão da sociedade (imposta pela mídia) e consegue entender a visão dos bandidos (pq às vezes algum criminologista ou sociólogo tenta explicar o lado deles), mas a visão da polícia sobre o crime quase nunca é mostrada.
É preciso de estômago pra assistir, mas vale a pena.

Tropa de Elite 2 (2010)
(5/5)
Sinopse: Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Seus problemas só aumentam, porque o filho Rafael (Pedro Van Held) tornou-se adolescente, Rosane (Maria Ribeiro) não é mais sua esposa e seu arqui inimigo Fraga (Irandhir Santos) ocupa posição de destaque no seio de sua família.
Opinião: NOJO, mas muito NOJO do sistema. A gente assiste ao filme e sai sem esperança de melhoras no país. A cada cena a gente vai ficando com mais aversão à corrupção e pensando: “Em quem a gente confia então?!”
E o Coronel Nascimento parece o Super Homem pq nada de ruim acontece com ele. Nem uma ferida mínima ou um arranhão o cara sofre!! Ele não precisa nem de colete à prova de balas, o cara é foda (desculpa a palavra) por si só.
Recomendo para vcs dormirem com o mesmo barulho que eu: “O sistema é foda. Ainda vai morrer muito inocente.”