#vergonha-alheia

Então descobriram a identidade da Blogueira Shame e a blogosfera ficou em êxtase pela oportunidade de meter o pau na infeliz.
Não defendo a Shame, confesso que entrava no blog para rir e concordava com algumas coisas, mas não com a forma como ela tirava sarro da cara das blogueiras. Ela pegava pesado com muita gente e isso não era nada legal.
Se fizessem comigo eu processava, sendo ela anônima ou conhecida, a filha da mãe que me gongasse da forma como a Shame fazia tomaria um belíssimo processo nas costas.
Daí vem minha indagação: qual o motivo da felicidade por terem descoberto a identidade da pessoa? Para fazer com ela TUDO que ela fez com vocês? Pagar na mesma moeda? E aquele discurso de blá-blá-blá a Shame incita o ódio, a Shame pratica crime, nhem-nhem-nhem…?!
Vergonha de vocês, viu?!
O fato da identidade da pessoa ter sido descoberta não quer dizer que a gongação acabou, muito menos que vocês estão escrevendo corretamente, se vestindo bem e tirando fotos boas. E desde sempre poderiam ter processado a Shame, com identidade ou não (claro que agora ficou mais fácil, mas enfim…). Nada do que aconteceu ficou só isso, queiram ou não a blogosfera mudou depois da Shame e acho que todos deveriam aprender com isso.
Tudo o que postamos na internet pode ser visto pelo mundo inteiro, então devemos tomar cuidado com o que fazemos. Pensar antes de postar qualquer coisa é fundamental: não sabe escrever? Procura no dicionário. Não sabe fotografar? Procure aprender. Não tem certeza sobre determinada informação? Se informe antes de publicar.
Os posts dos blogueiros podem se voltar contra eles, tanto para o bem (quando são bem feitos) quanto para o mal (quando são cheios de erros).
Acho que depois da Shame as pessoas ao entrarem em um blog são mais críticas. Vão verificar melhor a gramática do autor do post, as fotos, o conteúdo e outras coisas. E não apenas vão entrar, achar o blog lindo, comentar no post por educação (quando comentam) e ir embora. O problema não é a Shame, mas o que ela causou. Ou vocês acham que ela ficava lendo posts de todos os blogs e selecionando as pérolas para postar? As pessoas, seus próprios leitores, que enviavam esses erros para ela. Pegaram a Titia para Cristo, mas se as blogueiras não mudarem o comportamento a zoação não irá acabar.
Bom, chega de falar sobre isso, mas queria esclarecer o que penso sobre o assunto.

Veja também

#6

10 Comentários

  1. As pessoas não tem senso do ridiculo hoje em dia. Querem estar por cima da carne seca e se acham superiores a qualquer comentário e acham que se falam mal é porque é inveja. Eu também adorava ir ao Shame e ver a capacidade de algumas meninas em fazer de tudo para ser uma “blogueira” famosa.

    Falta um pouco de juízo e bons modos. Gostei mt da sua opinião.
    :)

  2. Oi Poly

    esse assunto é bem polêmico mesmo… pra mim a blogueira shame é como se não existisse, não ia no blog dela e nunca me interessei em saber quem ela era… acredito que se todas não dessem tanto ibope pra ela esse negócio de gozação não teria dado certo.
    e sim, se eu visse uma foto minha por lá ou qualquer outro texto eu ficaria muito puta, e como não sou advogada eu iria procurar você pra me ajudar no processo..hehe

    megaa bjoo
    ;**

  3. Comentei dias atrás que eu já recebi críticas grosseiras, e eu preferia que a pessoa tivesse falado do meu visual, já que não deposito mesmo todas as fichas nele. Mas foi algo bem pior e muito pessoal, e adivinhe? Foi vindo de uma blogueira de moda.
    Acho que falta bom senso, e boa memória. Porque se antes todo mundo ria com a ignorância e pobreza alheia em fotos postadas em época de “Piores do Orkut”, quem mesmo está sendo colocado ao ridículo?
    Não estou defendendo ninguém, mas penso em tudo isso… e não consigo diferenciar uma coisa da outra.
    Um beijo,

  4. Eu não vou chegar aqui falando que não entrava no blog, não vou falar que não ria e MUITO MENOS vou falar que vou deixar de entrar agora.
    Eu acho o seguinte… Todo post que escrevo eu confiro mais de uma vez os erros e ainda assim passa despercebido. É normal. Agora a gente vê atrocidades ali. E é o que você falou: não é ELA que acha esses erros, são as leitoras queridas e muitas vezes puxa-saco do próprio blog.
    Eu nunca fui zuada mas, de verdade, acho que se acontecesse comigo ia deixar pra lá. Assim como deixei pra lá quem me zuou no colégio por eu ser tímida ou qualquer coisa assim. As vezes ia até rir de mim mesma. Falar que ela é uma fdp é muita hipocrisia, porque eu DUVIDO que se alguém falasse na cara, sem o quesito “anônimo”, iam aceitar a crítica (não todos, mas…). Assim como agora querem acabar com a garota. Não gosta? Não visita. Mas se visita é porque ri uma da cara da outra.
    Sei que eu não deveria estar escrevendo isso assim, em público e tals, mas é o que eu penso. Não é uma defesa em relação à moça, ela pega pesado mesmo, mas é assim qualquer programa de humor, muitas vezes PIOR, e todo mundo ri mesmo assim.
    É… Acho que isso.

  5. Acho que de certa forma, a titia Shame queria “ajudar” as pessoas. Sei que essa ajuda não estava de forma clara, estava de forma de zoação, mas peraí! Tudo que eu encontrava lá eu também achava um absurdo, acho que ela não tava certa nem errada. Tinham alguns erros lá que poderiam até ser por falta de atenção, mas realmente quem tem falta de informação não devia sair falando coisa que não sabe. Agora que a identidade dela foi revelada, as pessoas com certeza aprenderam a lição. Ah e eu procurei um pouco mais sobre ela no Google, até pelos tweets da Lia Camargo, dava pra perceber que ela não era tão diferente quando quem aparecia no blog dela, acho que no fundo ela era hipócrita.

    Beijos

  6. Nossa esse assunto deu o que falar né.
    Eu acabei conhecendo certos blogs através do blog da Shame, e então fui ver qual é que era… Muitas coisas que ela falava eu até achava válido, mas tinha coisas que passavam do limite.
    Então aí eu vejo essa semana, as blogueiras que se sentiam humilhadas por ela, fazendo a mesma coisa quando descobriram a verdadeira identidade. Achei ridículo, falavam tanto sobre o que ela fazia e estavam sendo iguais, isso as torna iguais.
    E como tu disse, até parece que a Shame ficava buscando os posts todo dia, tem muitas pessoas envolvidas nisso.
    E pra finalizar, esse rebuliço todo não vai mudar a opinião das pessoas em relação a certas blogueiras, elas continuam escorregando, só não teram mais a Shame pra comentar, só isso.

    bjOos

  7. Gostei muito do seu texto, confesso que só entrei nesse site uma vez, quando uma blogueira que eu gosto muito estava triste porque tinham tirado sarro dela, aí eu acabei querendo ver o que foi e odiei o site.
    Não sei como era a zoação habitual, mas com essa menina pegaram pesado! Estavam zoando ela por ela ser quem era, os comentários no post eram assustadores, só gente rindo e falando mal dela, eu achei de péssimo gosto! Não me importa se é uma “brincadeira”, ou se são apenas “verdades”, eu achei o site ridículo e nunca mais tornei a visitar. Para mim, é algo que não deveria existir na blogosfera.

    Beijos, flor!
    Ann;
    Vinte & Poucos

  8. Não acompanhava muito a guria, nem nada (tanto é que foi vc quem me atualizou do ocorrido), mas, posso falar? Eu não julgo a Shame. Porra, eu faço isso no twitter! Só que, diferente dela, mostro minha cara, mas não mostro a cara de quem tô zoando. Tem tanta coisa ridícula que não me aguento, preciso comentar… e meu twitter é bloqueado, né? tenho certa privacidade pra falar mal dos outros…

    E, realmente, ingenuidade acharem que era ela quem achava todas as gafes e tals. Muitas vezes eram as meninas que na frente da it blogger se passavam por talifãs mas pelas costas, tavam lá apunhalando…

    É aquela coisa: se me zoasse, eu ia ficar puta da vida. Mas até hoje não dei motivo, então não tenho com o que me preocupar…

    O que importa nisso tudo é que tenho certeza de que as blogueiras (principalmente de moda/beleza) estão se policiando mais… e isso é bom pra todo mundo, certo?

    E passado na internet é aquela coisa, né? Impossível de apagar… sempre vai ter algo armazenado em cache no web archive pra te condenar…

  9. Gente, foi um babado isso… Eu só acho que não deviam ter feito com a garota o mesmo que ela fazia com as blogueiras… não curto esse lance de pagar na mesma moeda. E convenhamos, o que mais tem por aí é blogueira ruim! Meu blog é um diário, não tenho intenção de transformar num comércio e viver de jabá… isso é que na minha opinião é TOTAL shame!

  10. O que acontece, Poly, é que as pessoas não conseguiram admitir a fama super rápida que a blogueira teve. De certa forma ela revolucionou a blogosfera de modo, me arrisco a dizer que ela acabou ajudando a todos os blogueiros porque muita gente tinha medo de ser pego pela Titia.

    Por que toda a polêmica? Por que somente agora querem processá-la? Por que antes não a denunciaram se sabem que a Polícia tem todo o aparato tecnológico para descobrir quem é a blogueira? Isso me soa como INVEJA!