Vida e morte de Charlie St. Cloud

Ben Sherwood
(5/5)
Sinopse: Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.
Opinião:
Eu li a sinopse desse e fiquei morrendo de vontade de ler, acho que nunca li nenhuma resenha dele antes e fiquei meio apreensiva, mas resolvi ler por conta própria e ME APAIXONEI pela história!
No início do livro eu achava que era o Charlie que tinha morrido e não o irmão dele, por isso fiquei com um nó na cabeça no começo.
Bom, começa contando a história do acidente e como o irmão do Charlie morreu e explicar porque o Charlie leva a vida que leva. É uma linda história de amor fraterno e demonstração de afeto mesmo após a morte. Nunca tive irmãos, mas acho que não deve ser fácil existir um relacionamento entre irmãos como o do Charlie com o Sam. É fofo e forte demais o relacionamento deles *_*
Então entra a Tess na história e eu achei um pouco perdido o capítulo dela. Sabe, ela meio que entrou na história do nada e eu fiquei sem entender o que estava acontecendo. Fora isso, o livro é perfeito.
A narração é linda, mesmo a maior da história se passando em um cemitério e tendo espíritos no meio, não é de assustar, pelo contrário, faz a gente pensar na relação vida e morte e a forma como lidamos com o fim da vida.
Acho que a mensagem principal da história é que nada acontece por acaso, se Deus coloca alguma coisa na sua vida é porque ele tem algo para você. No caso do Charlie, ele recebeu uma segunda chance porque Deus tinha um propósito para ele (e fiquei muito feliz porque o Charlie descobriu qual era e cumpriu sua missão certinho!).
O livro não dá lição de moral, nem nada do tipo, mas podemos chegar a essas e outras conclusões com a leitura.
Um dos melhores livros que li esse ano.
Super recomendado!

Veja também

16 Comentários

  1. Tenho que comentar que o que mais me marcou é você me falando que o filme é uma porcaria e nem chega perto do livro… Mas também, com o Zac não dá pra esperar muita coisa hahaha

    E realmente o livro parece ser muito bom, se não tem lição de moral melhor ainda (pq né, tenho saco não) e a história parece ser bem emocionante!

  2. Li e adorei o livro, Polly, fora justamente as partes que vc citou: no começo também achei a história confusa e não entendia quem tinha morrido e a parte da Tess também é meio perdida. E sim, acho mesmo que a relação entre irmãos que os personagens da história tem é difícil de acontecer.
    Beijos.

  3. Hii,
    eu sou doida para ler este livro, sério. Desde quando lançou e tals, eu me apaixonei. Mas nunca comprei :/
    Parece ser bem bacana, ainda vou ler ele kk
    Bjbj ;*

  4. Eu sempre tive vontade ler esse livro. Mas ficava meio na dúvida, pq ele tem uma carinha de livro triste. Mas mesmo assim ainda quero ler ele.
    =*

  5. Nossa, esse livro realmente é MUITO BOM!!! Mas acredita que eu me emocionei mais com o filme que com o livro??? Adorei a atuação do Zac e olha que eu odiava esse guri!! Hauhauahuah enfim, uma leitura mara e ótima dica pra dar de Natal né?? ;)

    =*

  6. Eu vi o filme e achei a história bem interessante e surpreendente. Depois de ler a sua opinião, fiquei com curiosidade de ler o livro! Já o coloquei na minha lista de leitura. ;*

  7. Retribuindo o comentário e visitando o blog pela primeira vez :))

    Eu sou doidinha pra ler esse livro e já me segurei várias vezes pra comprar, principalmente agora que estou em um desafio de não comprar nenhum livro até ler os 20 da lista :/ eu já assisti o filme milhões de vezes e sou totalmente apaixonada pela história e, como quase sempre, o livro é melhor que o filme, aposto que vou amar ainda mais!
    Adorei a resenha :*

  8. Oii!
    Tenho esse livro, amo de paixão. A história é ótima e muito bem escrita…a reviravolta final é inacreditável! E muito emocionante também…

    Obrigada pelo comentário e elogios (:

    bjs <3

  9. Ai, nunca imaginava que a história era assim… Que vontade de ler!! Ou ver o filme… Ainda mais que eu e minha irmã somos muito ligadas, me deu curiosidade mesmo…

  10. Epa! Eu amo cemitérios e espíritos *-* isso já me deu uma pontinha de curiosidade. A capa está tão linda e convidativa, Poly! :D
    Beeijos.

  11. Hey xD
    Acho que mês que vem já tenho este livro em minhas mãos *o*
    Tem novo theme e novo post no Happuny, esperamos sua visita! ;D
    Bjbj ;*

  12. Olá! Fiquei muito interessada nesse livro, mas como tenho uma lista enorme de leituras atrasadas, acabei deixando esse título um pouco de lado. Quem sabe nas férias eu o leia! Beijo!