Volta às aulas

Comecei a estudar segunda-feira para concursos. O cursinho é ótimo e a maioria dos professores são excelentes.

Quem dera se eu tivesse alguma dessas aulas na faculdade… não falo pelo conteúdo, pq eu tive 99% dele, mas pela didática de alguns professores que me deixaram: o_O de tão [desculpem a palavra] FODAS!

Bom, não vou falar das minhas aulas e dos meus estudos porque isso é chato demais… mas vou compartilhar com vcs uma coisa que aprendi essa semana.

Já tinha ouvido falar em Leitura Dinâmica e Mapas Mentais, mas nunca me interessei pelo assunto. Em primeiro lugar pq eu já leio estupidamente rápido e, em segundo lugar, pq eu não sabia nem que diabos eram Mapas Mentais.

Mas aí eu comecei a seguir o professor Felipe Lima no Twitter e assisti à duas Twitcam dele sobre motivação e como melhorar o desempenho nos estudos (dá pra assistir offline no canal dele, só seguir no Twitter).

A primeira dica que eu quero muito colocar em prática é o cartaz dos sonhos. Vc pega uma cartolina/pedaço de papel e faz uma colagem com tudo aquilo que vc deseja ser/ter na sua vida e toda vez que vc se sentir desmotivado e com preguiça de estudar, vc olha para aquele cartaz e pensa nos seus sonhos.
Achei isso incrível! Só quero ver se funciona.

A segunda dica que eu estou colocando em prática, mas ainda não está funcionando 100%, é estudar ouvindo música. Diz o Felipe Lima que isso melhora o desempenho. A música a ser ouvida vai depender de pessoa para pessoa. Minha primeira tentativa foi com música clássica e não rendeu NADA. Hoje eu tentei estudar com The Corrs e acho que melhorei um pouco… vamos ver se The Corrs vai me ajudar ^_^

Além de dicas de como estudar (melhores locais e posições) ele também falou de leitura dinâmica e eu me interessei pelo assunto e fui procurar um video dele sobre isso no YouTube. E achei bem legal compartilhar com vcs:

Fiz o primeiro treino e achei divertido, mas eu fiquei entediada pq eu leio mais rápido que o exercício… Mas quem quiser melhorar a capacidade de leitura e concentração, vale a pena conferir.

Outra coisa que eu me interessei mais foram os mapas mentais. O Felipe tem até um livro muito bom sobre isso, mas eu ainda não li. Mapas mentais são ilustrações de textos para ficar mais fácil de memorizar determinada matéria. Um exemplo é esse aí abaixo:

Os desenhos devem ficar o mais tosco possível para ser mais fácil a memorização.

Fica aí a dica para quem quiser melhorar o desempenho nos estudos. Eu uso no Direito, mas as dicas servem para todas as áreas e até mesmo no vestibular.

Ah! O Felipe Lima é professor da rede LFG e dá aulas motivacionais. Assisti a uma palestra dele no Dia D aqui em Vitória no início do ano e curti bastante, só que eu estava tão desmotivada na época que nem isso me ajudou hahahaha.

Veja também

19 Comentários

  1. Oi querida!

    Pelo que leio, bacana o jeito que o professor da aula, uma forma interativa.

    Um cartaz de coisas que eu quero? SÓ VAI TER THOMAS MÜLLER JGKRLJTLREJTLEJKL

    Tem post novo no meu blog.

    Bjonas!

    Fique com Deus ?

  2. Oi!

    O Galvão Bueno é uma lenda da locução, mas peca pela chatice JLKFERJTKEJKRTEJRKL

    Eu AMO F1, se você detesta o barulho na TV, quem dirá em Interlagos que tu tem que usar até protetor JLJRKLJTKLEJLKTJK

    Eu amo futebol mais que F1, sou apaixonada!

    Bjonas.

    Fique com Deus ?

  3. Meu Deus, eu fiquei muuuito animada com esse texto! Já to seguindo ele e vou procurar alguma coisa amanhã!
    Vou por em prática TUDO que conseguir achar! Rs, a parte da música eu já faço, e ajuda muito!
    Estou louquinha pra fazer um cartaz com tudo que eu quero, talvez isso me ajude, pq as vezes da uma desmotivação!

  4. Muito massa! É muito bom aprender desta maneira. Meus professores dão algumas dicas de memorização que são semelhantes. É ótimo!

    Bem legal a dica!
    AAh é pura verdade. Não adanta ter uma super câmera profissional de R$ 3.500,00 e não saber nem ligar… ahushuahsuhsua!

    Beijooss

  5. Olá!
    adorei essa ideia do cartaz dos sonhos..vou testar um dia desses, deve funcionar mesmo *–*
    tem post novo no about, bjs <3

  6. Hey ^^

    Achei mara o vídeo… compreensão – concentração e velocidade.
    Confesso ter muito problema na concentração, tanto que só consigo ler na madruga antes de dormir, porque qualquer som me faz parar, fico de boca aberta quando vejo alguém lendo ex. no ônibus.
    Sobre o lance com cartolina, achei muito bacana tb, um modo de focar em seus objetivos.
    Esse lance de esquentar as mãos e passar nas pálpebras, gostei, farei hoje.

    Xxx

    :: Loma

  7. Oie. É agora as minhas aulas já voltaram também. É muito chato. Mas fazer o que né? Temos que estudar. Porque é assim que a gente consegue um futuro melhor. Beijos!E obrigada pelo comentário. Que bom que gostou do celular!

  8. Caraca nunca tinha ouvido falar dele e sempre estudei ouvindo música ou com a tv ligada… puts era uma mania, mas que agora não é, né?!

    Bjinho

  9. Nossa menina, acredita que outro dia eu ia te perguntar pelo Twitter o que eram esses “Mapas Mentais” dos quais você tanto falava?
    Achei extraordinária a ideia. Eu ja tenho o costume de rabiscar o matéria toda no caderno, puxando setas e fazendo círculos e ‘nuvenzinhas’ em torno do que acho mais interessante, mas nunca tinha pensado em, efetivamente, desenhá-las. Vou tentar fazer isso!

    Sobre estudar ouvindo música, eu ja costumo fazer isso. E pra mim funciona qualquer coisa que tenha no meu Ipod.. Quando eu escuto uma musica que goste eu meio que me ‘desligo’. Quando me dou conta a música ja acabou faz 20 minutos e eu nem percebi! HAHAHAHA

    E por último, você ja assistiu aquele documentário “The Secret”? Ele fala mais ou menos sobre essa idéia do cartaz dos sonhos. Só que lá eles tratam de forma diferente.. tipo, se você olhar para aquilo pelo menos uma vez por dia o universo traz’ pra você. La mostra exemplos absurdamente bem sucedidos.. teve um cara que comprou uma mansão e quando se deu conta, era a mesma da foto da revista que ele tinha pregado no cartaz dele. E olha que ele nem queria uma mansão, ele escolheu a foto porque queria uma casa própria! Acho a sua forma mais válida, porque não acredito nisso de ‘universo’, acredito em Deus e no nosso esforço em avançar!

    Beijão!!

  10. Oy! Gostei muito das dicas, eu já fazia o mapa, só n sabia q ele tinha esse nome, e ele ajudou muitooooo em anatomia e fisiologia na facu, coisa q eu sou muito ruim!
    Curti tbm o cartaz dos sonhos, como eu vou fazer psicologia, isso iria me ajudar com os meus clientes caso ele fique desmotivado, ou até eu mesma!
    Bjos e boa semana ;)

  11. Gostei dos vídeos do Felipe, estou assistindo o que você colocou aqui no blog e me interessei pelo tema, acho que estou precisando disso mesmo, rs.
    Ótima dica ;)
    Beijão!

  12. Cara, adoreeeeeei o post! Conteudo mode on, neah? hahaha
    Eu SEMPRE estudei ouvindo musica, e garanto que funciona sim, pq o ritmo da musica meio que “marca” cada parte da materia do seu cerebro.
    Sempre que eu falou isso, as pessoas dizem “estudar ouvindo musica? Credo, deve tirar toda a concentraçao”.
    Mas realmente melhora. kk
    vou fazer o tal cartaz. gostei disso.
    Bjão!

  13. Olha que dica legal! Adorei! Principalmente pq voltei a estudar então qualquer coisa que ajude, é bem vinda, né? *————* Continue dando dicas assim, viu.

    Beijos

  14. Quando eu fiz cursinho pré-vestibular era nessa vibe os professores, nunca gostei tanta de ter aulas com naquela época. era FODA!!
    Que bom que voltou a estudar, cumadi xD