Comecei a estudar segunda-feira para concursos. O cursinho é ótimo e a maioria dos professores são excelentes.

Quem dera se eu tivesse alguma dessas aulas na faculdade… não falo pelo conteúdo, pq eu tive 99% dele, mas pela didática de alguns professores que me deixaram: o_O de tão [desculpem a palavra] FODAS!

Bom, não vou falar das minhas aulas e dos meus estudos porque isso é chato demais… mas vou compartilhar com vcs uma coisa que aprendi essa semana.

Já tinha ouvido falar em Leitura Dinâmica e Mapas Mentais, mas nunca me interessei pelo assunto. Em primeiro lugar pq eu já leio estupidamente rápido e, em segundo lugar, pq eu não sabia nem que diabos eram Mapas Mentais.

Mas aí eu comecei a seguir o professor Felipe Lima no Twitter e assisti à duas Twitcam dele sobre motivação e como melhorar o desempenho nos estudos (dá pra assistir offline no canal dele, só seguir no Twitter).

A primeira dica que eu quero muito colocar em prática é o cartaz dos sonhos. Vc pega uma cartolina/pedaço de papel e faz uma colagem com tudo aquilo que vc deseja ser/ter na sua vida e toda vez que vc se sentir desmotivado e com preguiça de estudar, vc olha para aquele cartaz e pensa nos seus sonhos.
Achei isso incrível! Só quero ver se funciona.

A segunda dica que eu estou colocando em prática, mas ainda não está funcionando 100%, é estudar ouvindo música. Diz o Felipe Lima que isso melhora o desempenho. A música a ser ouvida vai depender de pessoa para pessoa. Minha primeira tentativa foi com música clássica e não rendeu NADA. Hoje eu tentei estudar com The Corrs e acho que melhorei um pouco… vamos ver se The Corrs vai me ajudar ^_^

Além de dicas de como estudar (melhores locais e posições) ele também falou de leitura dinâmica e eu me interessei pelo assunto e fui procurar um video dele sobre isso no YouTube. E achei bem legal compartilhar com vcs:

Fiz o primeiro treino e achei divertido, mas eu fiquei entediada pq eu leio mais rápido que o exercício… Mas quem quiser melhorar a capacidade de leitura e concentração, vale a pena conferir.

Outra coisa que eu me interessei mais foram os mapas mentais. O Felipe tem até um livro muito bom sobre isso, mas eu ainda não li. Mapas mentais são ilustrações de textos para ficar mais fácil de memorizar determinada matéria. Um exemplo é esse aí abaixo:

Os desenhos devem ficar o mais tosco possível para ser mais fácil a memorização.

Fica aí a dica para quem quiser melhorar o desempenho nos estudos. Eu uso no Direito, mas as dicas servem para todas as áreas e até mesmo no vestibular.

Ah! O Felipe Lima é professor da rede LFG e dá aulas motivacionais. Assisti a uma palestra dele no Dia D aqui em Vitória no início do ano e curti bastante, só que eu estava tão desmotivada na época que nem isso me ajudou hahahaha.