Filme: A Cor Púrpura

A Cor Púrpura (The Color Purple)
(5/5)
1985

Em 1909, em uma pequena cidade da Georgia, Celie (Whoopie Goldberg) é violentada pelo pai e se torna mãe de duas crianças. Mas além de perder a capacidade de ter filhos, ela também foi impedida de ficar com os filhos. Assim que as crianças nasceram, foram tiradas dela e dadas para adoção pelo pai.

Chamada de feia o tempo todo pelo pai, Celie é dada para o “Senhô” (Danny Glover) – um homem viúvo e com filhos – para se casar. Apesar de esposa, ele a trata como escrava. Assim, Celie é separada da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã Nettie (Akosua Busia).

A brutalidade do Senhô contra Celie é explicada devido à sua forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues, com quem ele nunca teve coragem de assumir um relacinamento.

Os anos vão se passando e vemos a evoluação da sociedade e o amadurecimento de Celie, que enfim desabrocha quando Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo, filho do Sinhô e Shug entram em sua vida.

Apesar de antigo, o filme é belíssimo e traz debates que até hoje são bem atuais.

Quando eu soube que existia um musical do filme eu fiquei doida para assistir ao original porque eu só tinha ouvido falar e visto partes, então pesquisando no catálago da HBO Max o encontrei e coloquei na minha lista.

Assisti no fim de semana e desde então não consigo parar de pensar na Celie e na Nettie e no amor das duas irmãs. Que filme lindo e emocionante.

É de uma delicadeza e e apesar de trazer a violência contra a mulher e o racismo de uma forma crua não deixa de ser belo. A beleza do filme é mostrar a realidade sem filtros.

As atuações são incríveis. Desde criança eu amava a Whoopie Goldberg e ela está sensacional no papel de Celie. Tem a dose de inocência e perspicácia certa para a personagem. Eu fiquei boquiaberta com a Oprah no papel de Sofia porque eu só lembro dela como apresentadora, mas ela está muito bem no papel.

Todo elenco está maravilhoso.

Com certeza, um dos melhores filmes que eu já vi em toda minha vida. Agora quero ler o livro e assistir ao musical. Porque em todas as cenas com música eu imaginava cenários e músicas e danças.

E saber que ele não ganhou nenhum dos 11 Oscars que estava concorrendo é de uma vergonha danada da academia. Me diga uma única justificativa para o filme não ter levado nenhuma estatueta a não ser racismo? Considerado que é um filme de 1985 e o racismo era ainda mais velado.

Ficha Técnica

  • Direção: Steven Spielberg
  • Roteiro: Menno Meyjes, Alice Walker
  • Produção: Frank Marshall, Jon Peters,Kathleen Kennedy, Quincy Jones, Steven Spielberg
  • Duração: 154 minutos
  • Classificação: 14 anos
  • Elenco: Danny Glover, Whoopi Goldberg, Rae Dawn Chong, Adolph Caesar, Akosua Busia, Margaret Avery, Oprah Winfrey

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.