Filme: Homem de Ferro

Homem de Ferro (Iron Man)
(4/5)
2008

Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um bilionário da fabricante de armas Indústrias Stark. Ele também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado no Afeganistão, ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro.

A partir de então ele começa a estudar formas de elaborar a armadura, cujo núcleo é fundamental para mantê-lo vivo.

Homem de Ferro é do mesmo ano que O Incrível Hulk, mas consegue ser superior e não falo apenas nos efeitos. O enredo é bem escrito e há um balanço entre cenas de ação e outras. Sem contar que o Tony Stark é um personagem carismático.

Ele é todo bad boy e errático e possui diversas falas machistas, que tenho certeza de que seriam cortadas se o roteiro fosse escrito atualmente, mas é um personagem real. Já vi vários homens se comportando do mesmo jeito.

Esse jeito tão real do Tony nos faz gostar do personagem.

E tem os efeitos especiais também. Quem não queria uma armadura para te levar voando para o outro lado da cidade? Ou toda a tecnologia do J.A.R.V.I.S. disponível? Agora é possível automatizar a casa com a Alexa e dar comandos para dar bom dia, mas em 2008 aquilo tudo era um sonho ainda distante.

Eu não sei o que comentar do relacionamento da Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) com o Tony. Para mim, ela sempre foi apaixonada por ele e teve que esconder os sentimentos por ser apenas a assistente pessoal, mas nos próximos filmes eu comento mais um pouco sobre isso.

Gostei do vilão e do plot no final também. Sempre americanos querendo vender/fabricar armas e ganhando inimigos por conta disso. Será que isso já aconteceu em algum outro filme antes? Enfim, em Homem de Ferro são armas de verdade e não a criação de um supersoldado ou arma biológica.

PS: Melhor trilha sonora até agora.

Ficha Técnica

  • Direção: Jon Favreau
  • Roteiro: Matt Holloway, Mark Fergus, Stan Lee
  • Produção: Aviv Arad, Jon Favreau, Kevin Feige
  • Duração: 125 minutos
  • Classificação: 12 anos
  • Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Gwyneth Paltrow

Veja também