Livro: Jardim de inverno

JARDIM_DE_INVERNOKristin Hannah
(4/5)
Editora Novo Conceito
2013
416 páginas

Sinopse: Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são. “Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.” – Publishers Weekly A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.

Opinião: Não sei direito o que eu esperava ao ler esse livro, mas não era nada do que eu li.
A história é bem diferente e arrebatadora.
No início achava que a mãe de Meredith e Nina fosse uma mulher fria e estranha, mas conforme ela vai contando a história do príncipe e da camponesa, mais vamos conhecendo sobre sua própria história e descobrindo quem ela era de verdade.
Quando finalmente conhecemos a mãe, as filhas acabam se descobrindo e encontrando seu caminho.
A história do príncipe e da camponesa se passa na gelada Leningrado, durante a Segunda Guerra Mundial com relatos avassaladores do que aconteceu naquela cidade durante o período bélico.
Gostei bastante do livro apesar do início monótono. Conforme a história foi avançando fui me acostumando com o ritmo e passei a me encantar com as palavras.
Não é um conto de fadas, ou uma história feliz, mas mesmo assim é belíssimo.
O mistério da identidade de Anya continua até as últimas páginas e temos uma maravilhosa surpresa na última página antes do epílogo.
Só não dei 5 estrelas porque encontrei uns errinhos, que eu acredito que sejam de digitação e pelo início morno da história.

Veja também

1 comentário