Livro: O circo da noite

Erin Morgenstern
(4/5)
Editora Intrínseca
2012
368 páginas

Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Opinião: A sinopse do livro é mágica e a capa é encantadora, então é impossível não se encantar por ele no primeiro momento.
Mas todas as promessas de ser um livro incrível ficam por aí.
Achei o início do livro confuso demais. Os capítulos são divididos por local e data, mas não há uma cronologia nos fatos, são alternados entre passado e presente. Se em um momento estamos lendo um capítulo com a Celia, no seguinte já é outro personagem, em outro lugar, em outra data, que tanto pode ser àquela futura quanto passada.
Para falar a verdade, só consegui entender o enredo quase no final do livro.
Além disso, a fonte é pequena e os capítulos são bastante descritivos, o que torna a leitura um pouco massante.
Se por um lado a narrativa descritiva deixa o livro encantador, pois podemos imaginar os detalhes de cada tenda mágica do circo, por outro torna a leitura cansativa, pois a história quase não evolui.
O duelo prometido entre Celia e Marco acontece durante o livro todo, mas não tem nada de excepcional, basicamente eles só precisam viver suas vidas normalmente e trabalhar no circo, até que um deles morra. A única complicação na história é que eles se apaixonam e por isso não podem ficar juntos.
Achei o romance deles muito rápido, em um momento eles se odiavam, no outro se amavam eternamente e odiavam os criadores do duelo. Achei meio sem sentido.
A magia empregada pelos personagens é totalmente sem graça, eles não precisam fazer nada e ela acontece. Acho que era pela força da mente, mas até agora não entendi muito bem.
O livro vale à pena mesmo pelos personagens secundários que são muito mais interessantes que Celia e Marco. É impossível não se apaixonar pelos gêmeos Poppet e Widget e tem Bailey também, que é encantador.
Aliás, só ao me colocar no lugar de Bailey é que eu pude sentir a essência do livro e querer me transportar para dentro dele, só para ir ao circo por pelo menos uma noite. O circo é mágico e lindo e até quem não gosta de circo, como eu, vai se encantar pelo Circo da Noite.
O design no livro é fantástico! Nunca me apaixonei tanto pela diagramação de um livro quanto esse. Simplesmente perfeito!

Veja também

12 Comentários

  1. Oi Poly, tudo bem
    Ainda não li esse livro, e já li tantos elogios quanto críticas sobre ele. Mas acho que só lendo mesmo pra saber o que eu vou sentir. E de fato o que mais chama a atenção é a diagramação, é muito linda.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    1. O livro é bem bonito mesmo né? Mas fiquei meio confusa com a história agora. Por isso que quero desesperadamente ler pra ver como é. Se não valer a pena a história, vale a pena pela beleza do livro xD

  2. Na época do lançamento deste livro, lembro que fiquei super empolgada, mas agora nem lembrava dele.
    Esperava bem mais da história. Como você disse, a sinopse é maravilhosa e a capa super fofa. Então acho que elas enganam bastante. Pena que o enredo é confuso e o romance é fraquinho.
    Acho que não tenho mais vontade de ler o livro, para ser bem sincera.
    bjs

    1. E vc já viu esse livro pessoalmente??? ELE É LINDOOOOO!!
      TDO NELE É LINDO.. desdo momento q vc abre ele.. passando por tdas as pags. até o momento q vc fecha ele.. se a história nao valer a pena, pelo menos ele em si vale… kkk’

  3. Quando eu vi esse livro nas caixinhas de correio de diversos blogs e fiquei apaixonada! E tdo mundo fala MTO BEM do livro.. mas minha amiga (q ama ler assim como eu) disse q nao gostou mto… o q me desanimou um pouco.. mas ai eu lembrei q ela gosta mesmo eh de livros com mtos problemas psicológicos e drama.. kkk’ e depois q eu li essa resenha/opinião devo dizer q fiquei suuuuuper curiosa!
    Agora ta na minha lista de pedidos de natal.. kkk’

  4. Ainda não li o meeeeu! Não acredito nisso… Próxima leitura, decidido aqui e agora porque pirei com essa história. Muito bom!


  5. Warning: Undefined array key 2 in /home/polypopn/public_html/wp-content/plugins/target-blank-in-posts-and-comments/target-blank-in-posts.php on line 45

    Warning: Undefined array key 0 in /home/polypopn/public_html/wp-content/plugins/target-blank-in-posts-and-comments/target-blank-in-posts.php on line 47
    Biih disse:

    Olá, Poly!
    Já faz um tempinho que li esse livro – também achei a trama um pouco confusa! :/
    Beijos!

  6. Oi Poly! Já venho a um bom tempo querendo ler esse livro e por eu ser apaixonada por circos minha vontade só aumenta mais! Já li sobre ele ser confuso, o que me desanima profundamente, mas acredito que ainda vale a pena lê-lo.

    Beijos!

  7. O Livro parece ser um encanto!
    Você relatou que o início é meio confuso e a fonte é pequena =/ gosto de livros com fontes grandes.
    A Capa é supre atrativa e como sempre a resenha está fantástica.

    Parabéns pelo Blog e pela maneira encantadora que retrata os conteúdos.

    :)

    abraços

  8. Poly, eu nao sabia q vc escrevia FICs!!! To lendo uma (Popular).. comecei agora, mas estou amandooo! Parabens *o*