Ovos de Páscoa
Tuesday March 26, 2013 às 23:57 | Arquivado em: Chocolate, Doces

Com o preço dos ovos de Páscoa no comércio, resolvi que esse ano faria meus próprios ovos para dar aos queridos. Gastei cerca de 100 reais na compra de todos os materiais e pretendia fazer inicialmente 6 ovos na forma de 500g, recheados com bombons de chocolate ao leite e confete de chocolate.
Por enquanto fiz 4 ovos e 18 bombons e só usei metade dos materiais, então acho que vai render ainda mais!
Não sei as medidas exatas que eu usei para fazer os ovos, mas vou contar todos os passos que segui para vocês fazerem o mesmo.

Ovo de Páscoa com casca recheada

RECHEIO DE BRIGADEIRO
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de chocolate em pó (Dois Frades ou Harald)
1/2 lata de creme de leite
Chocolate granulado

Modo de preparo:
Coloque o leite condensado e chocolate em pó em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até virar uma mistura homogênea, quando começar a aparecer o fundo da panela, adicione o creme de leite e deixe engrossar um pouquinho. A textura é de brigadeiro de colher ou para cobertura e recheios de bolos, deve ser mais mole que o brigadeiro de enrolar.
Adicione o granulado, misture bem e deixe esfriar.

CASCA DE CHOCOLATE AO LEITE
Ingredientes:

Chocolate ao leite em barra (qualquer marca)
Sal
Forma para ovos de chocolate
Forma para bombons
Papel chumbo
Papel para embrulhar ovos de páscoa ou papel celofane
Fita ou fitilho
chocolate

Modo de preparo:
Corte o chocolate em pedaços e coloque no micro-ondas para derreter. Programe 30s em potência média, retire, mexa bem, e caso necessário, repita o procedimento até todo chocolate derreter.
Em seguida, coloque a vasilha com o chocolate derretido em uma vasilha com água fria para esfriar o chocolate derretido. Vá mexendo o chocolate, com cuidado para não deixar cair água. A temperatura ideal do chocolate é quando encostando um palito no chocolate e depois no lábio inferior, o chocolate deve estar frio.
Com o chocolate frio já pode trabalhar com ele e fazer sua casca. Mas antes, adicione uma pitada de sal no chocolate derretido. Gosto de colocar sal para realçar o gosto do chocolate.
Coloque 3 colheres de sopa do chocolate derretido na forma e espalhe bem até formar uma fina camada. Vire a forma para baixo, em cima de um tabuleiro forrado com papel alumínio e leve ao freezer por 5 minutos. Repita o processo mais duas vezes. Na última vez, deixe no freezer por 10 minutos.
Com o ovo ainda na forma, recheie a casca com o brigadeiro, já frio. Com bastante cuidado, cubra o recheio de brigadeiro com o chocolate ao leite derretido e leve ao freezer novamente para endurecer. Deixe por 5 minutos com a forma virada para cima e depois vire a forma para baixo e deixe por mais cinco minutos.
casca
É possível verificar, na hora de retirar o chocolate da forma, que uma camada de ar se formou entre o chocolate e a forma. Isso mostra que o chocolate já está solto, logo sua retirada da forma será bem tranquila. Mas se ele ficar um pouco agarrado, basta dar uma batidinha com a forma no tabuleiro que o chocolate cairá.

BOMBONS DE CHOCOLATE AO LEITE:
Derreta o chocolate conforme explicado acima. Encha formas para bombons com o chocolate derretido e coloque no freezer para endurecer (mais ou menos 20 minutos).
Se quiser fazer bombons recheados é só seguir as instruções de como rechear a casca.

MONTAGEM:
recheio
Pegue as duas metados do ovo e coloque no centro de uma pedaço de papel chumbo. Em uma das metades coloque confete de chocolate e bombons de chocolate ao leite.
Coloque a outra metade em cima desta e enrole as duas com o papel chumbo, fechando o ovo.
Embale seu ovo em um papel de ovo de Páscoa ou papel celofane e complete com um laço de fita.
ovo

Eu nem estava planejando fazer esse post, então peguei as fotos do meu instagram para ilustrar.
O bombom no formato de Mickey é de uma forminha de gelo que comprei na revista da Avon.


Tags: , , ,


Posts Relacionados





1 Comentário em “Ovos de Páscoa”


Beatriz Cavalcante | 27-03-2013 às 01:18

Hmm, que vontade de chocolate que deu agora. rs
Como eu não tenho jeito para fazer nada na cozinha vou mostrar a receita para minha irmã que gosta de fazer essas coisas. Os ovos ficaram lindinhas com a embalagem! Gostei muito da receitinha também. Parece ser fácil de fazer. 😀


Comentar