A menina que roubava livros

Esqueci de comentar desse livro que li há uns 2 meses, então vamos lá para mais uma recomendação de leitura xD

A menina que roubava livros, Markus Zusak
(4/5)
Sinopse: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em A Menina que Roubava Livros, livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do The New York Times. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de rouba-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhece-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos.
Opinião: Quando eu comecei a ler eu fiquei meio: “afffff!! OUTRO livro sobre a 2ª Guerra?!”, mas logo depois essa sensação passou. Foi um dos livros que eu mais demorei p/ terminar de ler (acho que li em mais de um mês!) e no quando eu acabei eu fiquei triste por não ter mais a companhia da Liesel ali comigo de madrugada D: A história é linda e triste, muito triste no final, bem chorável, mas como todo mundo me falou que chorou lendo isso eu não chorei (sou assim, se me falam que é chorável eu não choro). Apesar de ser outro livro sobre a 2GM (pq de uns tempos p/ cá apareceram TANTOS livros sobre a 2GM e Hitler? Acho que li uns 3), vale a pena, pois a história é contada pela Morte.

Veja também

15 Comentários

  1. Eu até comecei a ler esse livro e achei que seria um pouco chato. Mas agora com o seu relato penso em voltar a ler, vamos ver se choro também ou se vou ser do contra como vc, hahahahaha.
    bjs

  2. Vi muitas criticas boas sobre esse livro, está na minha lista de leitura…. dentre muitos…rs!!!!!!!!!!!!!! Beijos!!!!!

  3. Ah, já me falaram muito bem de “A menina que roubava livros”, e já vi trechos lindos pela internet. ^^
    Agora preciso comprar o livro. Hehehehe.
    Beijão!

  4. Estou adiando pra começar a ler esse livro :D
    Mas agora vou ver se começo!
    AH, vc é Do ES,tbm?! Que milagre! Nunca encontrou ninguem daqui :)

  5. Amei o template do teu blog, menina!

    Excelente escolha de livro, narrativa emocionante e divertida, apesar do tema ser meio sombrio.

    Parabéns!

  6. Uma amiga leu e recomendou também, ela disse que no começo não é tão interessante, mas o bom é o meio do livro. Otima semana .

  7. Olá Poly. Tudo bem?
    Quanto tempo que eu não passo por aqui.
    Sempre quis ler esse livro, mas não comprei.
    Vc me aguçou agora. Quem sabe não é o próximo livro que eu vou ler.
    Beijos

  8. Até ouvi muito falar sobre esse livro, mas por algum motivo (que eu não sei qual hahahahaha) não o li ainda. Parece ser muuuuuuito bom mesmo *-* Anotado aqui :)

  9. Já li esse livro e AMEIIIIII!!!!
    kkkkkkk nem ligo se tenha aparecendo muitos livros de 2GM, contanto que seja bom hehehe

  10. Eu amo esse livro, também demorei muito pra ler, e assim q comecei a ler pensei o mesmo, mais um da 2° Guerra Mundial, mas eu me imprignei na historia e virei fã da figura q a personagem Liesel foi, pois acabou, e triste.
    FAVORITADISSIMO!!

    Tem um livro suber bacana e meio tristinho q vou te recomendar “A CHAVE DE SARAH” amei tb.

    Outra coisa, vc citou sobre os vários livros lidos sobre guerras e o tio Hitler, eu tb gosto dessa literatura.

    Até mais!