#vidasaudavel
As aulas começaram e agora que vai ficar difícil manter a dieta, mas estou no foco de permanecer os 3 meses para criar um hábito (lembram?).
Me alimentar de 3 em 3 horas agora vai ser impossível (perco 2 horas no trânsito para ir para faculdade, mais a dificuldade de se comer durante as aulas…), mas vou tentar fazer pequenas refeições e lanches ao longo do dia para ajudar meu IG a permanecer estável.
Tenho como “plano” de guerra me alimentar muito corretamente em casa, evitar lanches na rua e só comer as gordices que eu preparar na faculdade. Eu vou ter aula de Cozinha Avançada, Confeitaria Avançada e Panificação. NO MESMO SEMESTRE. Se eu não pegar pesado comigo mesma a dieta que eu estou fazendo em casa não vai para frente.
Acabou ir para o Shopping depois das aulas, comprar churrasquinho na porta da faculdade e sair para lanchar. Muito foco nesta hora porque será difícil ficar sem comer essas coisas todas quando se estuda Gastronomia e tem amigos glutões.
Mas deixa meus dramas acadêmicos de lado porque o assunto da semana é ALIMENTOS FUNCIONAIS.

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Os alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes destes alimentos que trazem, além das funções nutricionais, vários benefícios à saúde.
Os alimentos funcionais podem desempenhar um papel na redução do risco de doenças como câncer, diabetes, etc.

Um exemplo de alimento funcional são as fibras, que eu já falei aqui. As fibras reduzem o risco de câncer de cólon e melhoram o funcionamento intestinal. Também ajudam no controle da glicemia e no tratamento da obesidade.

Achei uma lista muito boa aqui com os principais alimentos funcionais, quais as doenças eles podem reduzir e onde podem ser encontrados.

Os alimentos funcionais podem ser consumidos puros como nozes e frutas. Ou em preparos de sucos, como a couve no suco verde e a biomassa de banana verde em receitas diversas.

Particularmente eu me interesso muito pelos sucos verde e vermelho e a biomassa de banana verde. Eu (e você também) devo consumir muitos outros alimentos funcionais no meu dia a dia, mas não é uma coisa que eu fico contando: eu comi nozes para prevenir câncer. Os sucos e a biomassa eu consumo com a consciência de que estão produzindo um benefício maior para o meu organismo. Me fiz entender?

Suco verde

suco-verde
Imagem: Pixabay

Os sucos verdes são ricos em vitaminas e minerais e possuem propriedades antioxidantes que auxiliam o organismo no combate aos radicais livres. Também ajuda a prevenir anemia (rica em ferro) e acelera o metabolismo.
Quando eu vou ao supermercado eu compro couve, lavo e desinfeto e depois coloco no liquidificador com o mínimo de água possível. Fica quase uma pasta e coloco em forminhas de gelo e deixo congelar. Na hora de preparar o suco, a parte verde do suco está pronta e uso o resto dos ingredientes fresco.
Minha couve congelada dura em média uma semana.

INGREDIENTES:
2 pedrinhas de gelo de couve (modo de preparo acima)
1 laranja
1/2 limão
1 pedacinho de gengibre
Água

MODO DE PREPARO: só bater tudo no liquidificador e tomar. Se quiser adoçar acrescente adoçante, eu tomo puro.

Suco vermelho

suco-vermelho
Imagem: Pixabay

Existem várias receitas de Suco Vermelho, algumas caras (com framboesas e mirtilo) e outras mais em conta. Os sucos vermelhos ajudam a prevenir câncer, demência e infarto. Além de ajudar a emagrecer.

INGREDIENTES:
1 beterraba
1/2 maçã sem sementes com casca
6 morangos
1/2 cenoura
1/2 copo de água
1 colher (rasa) de farinha de semente de chia

MODO DE PREPARO: bater tudo no liquidificador e tomar na hora. De preferência sem coar.
(Receita do Pé da Cozinha)

Biomassa de banana verde

banana
Imagem: Pixabay

A biomassa de banana verde é ótima para regular o intestino (se estiver solto prende, se estiver preso solta), ajuda a emagrecer, previne o diabetes tipo 2, melhora a imunidade e diminui o colesterol. Além de ser rica em vitaminas e minerais.
A biomassa pode ser adicionada no preparo de diversos pratos, inclusive bolos e tortas, além de sucos. O consumo recomendado é de 2 colheres de sopa por dia.
Na geladeira a biomassa dura no máximo 7 dias e no congelador até 2 meses (faz, coloca em forminhas de gelo e congela, como a couve).

#COMOFAS?
Tire as bananas verdes do cacho/penca;
Lave-as bem lavadas;
Coloque água pela metade de uma panela de pressão e deixe ferver;
Com a água fervendo acrescente as bananas (tem que ser na água fervendo);
Coloque a tampa na panela de pressão e conte 8 minutos depois que pegar a pressão (começar a fazer o barulhinho de shhhhhhhh);
Desligue a panela e deixe a pressão sair naturalmente;
Retire as bananas da panela ainda quentes, descasque e processe (se você não tiver processador, pode usar o liquidificador que dá certo) até virar uma massa homogênea e está pronta para o consumo.

DESAFIO DA SEMANA

O desafio da semana é facílimo! Incluir alimentos funcionais na sua dieta (como eu disse, acho que todo mundo já consome algum alimento funcional e se não consome é a hora de incluir algum). Sinta seu corpo, verifique sua dieta e veja o está faltando. A partir daí acrescente o alimento que você mais necessita. Modifique um pouco a alimentação, substitua alimentos, incluindo novos e torne sua alimentação mais saudável.
E fica a sugestão dos sucos e da biomassa.