Kakebo em japonês significa “livro de contas das despesas de casa”, e nada mais é do que uma agenda financeira utilizada para controle de gastos.
É um livro com várias tabelas para organizar receitas e despesas. Fiquei conhecendo este livro no início do ano e acabei comprando porque além de ser um planejador bonitinho, ele estava em promoção (acho que paguei R$19,90 ou menos).
kakebo1
Nas primeiras páginas há informações passo a passo de como utilizar o livro e um gráfico bem didático para utilizar toda vez que ficar em dúvida sobre uma compra.
kakebo
kakebo
O Kakebo possui espaço para o planejamento de 12 meses. No início de cada mês há espaço para anotar os faturamentos e as despesas fixas. Além dos objetivos, promessas e previsão de economia.
O melhor é que como o planejador não é datado pode-se começar as anotações em qualquer data.
kakebo
O layout semanal é vertical e dividido em quatro tópicos: Sobrevivência, Lazer e vícios, Cultura e Extras. Todas as despesas devem ser anotadas no planner e ao fim de cada semana os gastos são somados.
kakebo5
Ao fim do mês fazemos uma análise dos gastos e refletimos sobre as despesas e se conseguimos atingir o objetivo de economia.
kakebo
Ao final temos gráficos de resumo anual e um questionário final.
kakebo
Quando eu comecei a usar a agenda eu estava bem empolgada com a ideia do Kakebo e de economizar. Uso o Kakebo para as despesas da casa toda e não é tão simples quanto parece, mas está ajudando bastante no planejamento financeiro.
Não economizei um centavo depois que comecei a usar, mas pelo menos sei onde está indo o dinheiro.
Acho o Kakebo mais fácil de usar do que planilhas e até mesmo que os aplicativos de celular. Eu sempre esqueço de usar os aplicativos, mas como eu prefiro papel, uso o planner muito mais.

KAKEBO

Comite Blackie
Editora Best Seller
200 páginas

Você realmente gasta de forma consciente? Sabe identificar o valor real das coisas? Para todos aqueles que têm dificuldade de chegar ao fim do mês com saldo positivo na conta-corrente, chegou a ferramenta perfeita para administrar seus gastos diários. Uma verdadeira tradição no Japão, utilizado por milhares de pessoas, Kakebo irá ajudá-lo a repensar suas finanças, organizar sua vida diária e refletir sobre seus hábitos de consumo. Esta divertida agenda financeira é o caminho perfeito rumo a uma vida financeira mais estável com hábitos responsáveis. Kakebo é sucesso no Japão, onde mais de um milhão de exemplares são vendidos anualmente. O livro funciona como uma agenda financeira, com várias tabelas para anotar os gastos e dicas para economizar.

Onde comprar?
Livraria Cultura
Amazon
Livraria da Folha
Saraiva