O_MOMENTO_MAGICOJeffrey Zaslow
(4/5)
Editora Novo Conceito
2013
320 páginas

Sinopse:Em uma cidadezinha, a 100 quilômetros de Detroit, há uma loja antiga com mais de 78 anos que se tornou um ícone em roupas para casamento e vestidos de noiva. Por ali já passaram mais de cem mil moças: noivas, mães e madrinhas. Seus vestidos vão além de roupas elegantes para mais uma cerimônia: eles representam, no imaginário das noivas e de seus pais, a garantia de uma noite de princesa, um símbolo do “felizes para sempre”.
Para estas moças, este lugar é, certamente, uma linha divisória: de um lado está a fé no amor e no romance e, do outro, a ingenuidade e o medo.
Da substância desses sentimentos contraditórios, Jeffrey Zaslow selecionou histórias que às vezes nos fazem rir, às vezes nos partem o coração, mas que oferecem um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso.

Opinião: Quando pedi o livro achei que se tratava de um romance literário fictício, mas na verdade, é um livro documentário sobre a loja de noivas Becker’s Bridal, situada em uma cidadezinha de Michigan, EUA.
Demorei um pouco para iniciar a leitura porque eu tinha medo de ser um livro chato e cheio de dados sobre a loja, mas, por sorte eu me enganei profundamente.
Em inglês, o título do livro é “The Magic Room” e relata exatamente como é a passagem das noivas pela “Sala Mágica” da loja.
Não é um livro sobre uma loja de noivas, é um livro sobre amor. E amor no sentido geral, não fala apenas de casamentos e inícios de romances, mas de amor de família, amor entre irmãos, pais, filhas, avós e netas.
Ao contar a história da loja, Jeffrey relatou a busca de 8 noivas pelos seus vestidos perfeitos e suas histórias de amor. E como as histórias são reais, eu tive vontade de chorar na maioria das páginas.
Os relatos são muito emocionantes e trazem a história das noivas à fundo, mostrando suas personalidades, desejos, anseios, medos e inseguranças sobre o futuro.

-Como vou saber se é o vestido certo? – ela pergunta para Mona, a vendedora que está lhe atendendo.
-Você vai saber – assegura-lhe Mona.
-Normalmente, quando você entra na Sala Mágica e começa a chorar… é o vestido certo.

Além dos relatos, o livro é recheado de fotos. Tem fotos da loja, das noivas quando eram crianças, das noivas na loja e/ou com os familiares antes da escolha do vestido e, claro, fotos das noivas no dia do casamento. Não são fotos coloridas, mas mesmo assim enriqueceu bastante o trabalho e deu um ar mais jornalístico ao livro.
A narrativa é tão bem detalhada e bem escrita que quando o autor narrou o acidente automobilístico de uma noiva eu passei mal. Sou dessas pessoas que não pode ver, sentir cheiro ou ouvir sobre sangue que passa mal. Então eu fiquei tonta e tive que parar a leitura imediatamente.
Mas tirando essa parte, eu super recomendo a leitura do livro. Não apenas para mulheres ou noivas, mas para todas as pessoas. A mensagem de amor e de esperança que ele transmite é linda.
Muitas vezes vemos ao longo do dia várias coisas que nos fazem quase perder fé na humanidade, mas então, ao lermos histórias de amor tão lindas e tocantes, dá para ter um pouco de esperança na humanidade.
Gostei bastante do design do livro de um modo geral. A capa ficou bem bonita e transmitiu bem a ideia do livro. Só acho que talvez eu colocaria a foto da loja como capa.