Livro: O momento mágico

O_MOMENTO_MAGICOJeffrey Zaslow
(4/5)
Editora Novo Conceito
2013
320 páginas

Sinopse:Em uma cidadezinha, a 100 quilômetros de Detroit, há uma loja antiga com mais de 78 anos que se tornou um ícone em roupas para casamento e vestidos de noiva. Por ali já passaram mais de cem mil moças: noivas, mães e madrinhas. Seus vestidos vão além de roupas elegantes para mais uma cerimônia: eles representam, no imaginário das noivas e de seus pais, a garantia de uma noite de princesa, um símbolo do “felizes para sempre”.
Para estas moças, este lugar é, certamente, uma linha divisória: de um lado está a fé no amor e no romance e, do outro, a ingenuidade e o medo.
Da substância desses sentimentos contraditórios, Jeffrey Zaslow selecionou histórias que às vezes nos fazem rir, às vezes nos partem o coração, mas que oferecem um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso.

Opinião: Quando pedi o livro achei que se tratava de um romance literário fictício, mas na verdade, é um livro documentário sobre a loja de noivas Becker’s Bridal, situada em uma cidadezinha de Michigan, EUA.
Demorei um pouco para iniciar a leitura porque eu tinha medo de ser um livro chato e cheio de dados sobre a loja, mas, por sorte eu me enganei profundamente.
Em inglês, o título do livro é “The Magic Room” e relata exatamente como é a passagem das noivas pela “Sala Mágica” da loja.
Não é um livro sobre uma loja de noivas, é um livro sobre amor. E amor no sentido geral, não fala apenas de casamentos e inícios de romances, mas de amor de família, amor entre irmãos, pais, filhas, avós e netas.
Ao contar a história da loja, Jeffrey relatou a busca de 8 noivas pelos seus vestidos perfeitos e suas histórias de amor. E como as histórias são reais, eu tive vontade de chorar na maioria das páginas.
Os relatos são muito emocionantes e trazem a história das noivas à fundo, mostrando suas personalidades, desejos, anseios, medos e inseguranças sobre o futuro.

-Como vou saber se é o vestido certo? – ela pergunta para Mona, a vendedora que está lhe atendendo.
-Você vai saber – assegura-lhe Mona.
-Normalmente, quando você entra na Sala Mágica e começa a chorar… é o vestido certo.

Além dos relatos, o livro é recheado de fotos. Tem fotos da loja, das noivas quando eram crianças, das noivas na loja e/ou com os familiares antes da escolha do vestido e, claro, fotos das noivas no dia do casamento. Não são fotos coloridas, mas mesmo assim enriqueceu bastante o trabalho e deu um ar mais jornalístico ao livro.
A narrativa é tão bem detalhada e bem escrita que quando o autor narrou o acidente automobilístico de uma noiva eu passei mal. Sou dessas pessoas que não pode ver, sentir cheiro ou ouvir sobre sangue que passa mal. Então eu fiquei tonta e tive que parar a leitura imediatamente.
Mas tirando essa parte, eu super recomendo a leitura do livro. Não apenas para mulheres ou noivas, mas para todas as pessoas. A mensagem de amor e de esperança que ele transmite é linda.
Muitas vezes vemos ao longo do dia várias coisas que nos fazem quase perder fé na humanidade, mas então, ao lermos histórias de amor tão lindas e tocantes, dá para ter um pouco de esperança na humanidade.
Gostei bastante do design do livro de um modo geral. A capa ficou bem bonita e transmitiu bem a ideia do livro. Só acho que talvez eu colocaria a foto da loja como capa.

Veja também

13 Comentários

  1. Ah eu queria taaaaanto ler esse livro. Desde que lançou eu estou doida para comprar mas sempre acabo comprando outros na frente. Eu não imaginava que o livro fosse assim mas gostei da ideia. Pensava que fosse um romance e depois os 2 personagens se casavam. rs
    Também não sabia que tinha fotos e eu adorei isso. Acho tão lindo quando o livro tem fotos e detalhes por dentro. ?
    Eu já tinha até esquecido desse livro e agora despertou uma vontade de comprar ele. *-*

    Bjs!

  2. A versão literária de “Say Yes To The Dress”, é isso mesmo que estou lendo aqui?
    Meu Deus, cumadi, que livro incrível. Acho que de todas as resenhas que você já fez aqui essa é a que fez meu coração bater mais rápido. tô indo aí peg-alo emprestado, hahahaha.
    Já vi que quando ler vou chorar horrores…

  3. Bom dia :)
    Como vai?

    Nem conhecia este livro :O
    Bacana sua resenha mas sabe,ainda assim não fiquei tão interessado na leitura do livro,não sei,nãos faz meu tipo :(

    Beijos e se cuida

  4. Nossa, nunca imaginaria que era a história sobre uma loja! Eu sabia que eram contos, e sobre o amor, e por isso me animei – uma leitura mais leve, mais rapidinha :)
    Gostei da sua resenha, me transmitiu bastante confiança pra ler o livro – além de eu ter uma ideia melhor do que se trata pra quando eu começar a leitura, pra eu ficar mais “pé no chão”, rsrs.
    Beijo!

  5. Juro que nunca tinha ouvido falar do livro até hoje, adorei sua resenha e fiquei mega curiosa para ler o livro, achei bastante legal a história e estou louca para ler, adorei seu blog,uma fofura gente *-*

    simples-garotaa.blogspot.com

  6. É, eu quase comprei esse livro, mas fiquei desanimada porque não sei se faria meu estilo, sabe? :(
    Mas se bem que, pelo que você disse, parece ser bem legal. Gosto de livros que transmitem esse sentimento de amor, apesar desse ser quase “biográfico”, já que fala sobre a loja e as mulheres que passaram por ela.
    Quem sabe mais para frente?

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  7. Eu pedi esse livro sabendo dobre o que ele tratava. Estou louca pra ler porque sempre me emociono com histórias de casamento. E saber que o autor fala sobre as noivas é ainda mais interessante.
    Beijos.

  8. Lendo a sinopse achei que seria uma livro sobre romances independentes sabe? Mas agora acho que parece aquele programa do canal Home and Health que acho que chama O Vestido ideal… Não vou gostar XD
    Beijos =**

  9. Olá, Poly! Tudo bem?
    Fiquei com muita vontade de conferir a trama após ler sua resenha. Parece ser uma história encantadora! Adoro relatos nesse estilo. <3
    Beijos!